Saúde e Bem-Estar

Redação

Cinco oleaginosas para incluir nas refeições e melhorar a saúde

Redação
03/01/2019 12:00
Thumbnail

As oleaginosas são fundamentais em uma alimentação nutritiva e saudável. Foto: Unsplash

Comuns nas festas de fim do ano, as oleaginosas são aliadas de quem quer uma alimentação mais nutritiva e saudável: além de serem deliciosas e versáteis para o dia a dia, suas vitaminas, fibras minerais e gorduras boas ajudam a prevenir doenças, como câncer e o Alzheimer.
Veja as propriedades de cinco oleaginosas que podem fazer parte da sua alimentação – as dicas são da nutricionista e consultora da empresa Superbom, Cyntia Maureen:
1 – Amêndoas
Ricas em vitamina E, fósforo, cálcio e magnésio, as amêndoas previnem queda de cabelo e doenças degenerativas, além de aliadas para o bom funcionamento do cérebro e coração. É possível consumi-las in natura ou combiná-las em saladas e massas integrais.
2 – Castanha do Pará
Fonte de selênio, comer duas unidades por dia já é o suficiente para equilibrar os níveis do mineral, que é responsável pelo combate ao câncer, desenvolvimento cognitivo e saúde capilar e das unhas.
3 – Nozes
Ricas em ômega 3 e 6, responsáveis pelo controle do colesterol e pelo bom funcionamento do sistema cardiovascular, as nozes também auxiliam na prevenção do câncer de próstata, mama e cólon.
4 – Linhaça
Fontes de fibra solúveis, ômega 3 e proteínas, a inclusão de uma colher de sopa da semente oleaginosa na dieta pode ser benéfica no controle da pressão arterial. São ótimas para serem consumidas com frutas ou sucos
5 – Castanha de Caju
Além de ser rica em ômega 3, vitaminas e minerais, a castanha contribui para amenizar os sintomas da TPM e da menopausa, pois auxilia no relaxamento, induz o bom humor e contribui para um sono de melhor qualidade.
LEIA TAMBÉM: