• Carregando...
6 benefícios do cálcio para o corpo que você não sabia
| Foto:

São duas as funções principais do cálcio no organismo. A primeira é de cuidado das estruturas, como nos ossos e dentes, e a segunda é de sinalização celular ou ação regulatória. Entram nessa segunda função os cuidados com os nervos e músculos e o controle da massa corpórea, principalmente na taxa de gordura. Confira mais funções do mineral, de acordo com informações da nutricionista Ana Paula Del´Arco, consultora da Viva Lácteos, e onde encontra-lo na alimentação!

  1. Impulsos nervosos. O cálcio é o mineral responsável pela transmissão dos impulsos nervosos pelo corpo.
  2. Batimento do coração. A contração muscular também é controlada pelo cálcio, e isso inclui os batimentos cardíacos. Sem cálcio, o batimento do coração pode ser afetado.
  3. Regula a temperatura corporal. Em termos médicos, o cálcio atua na regulação da termogênese, ou na temperatura do corpo.
  4. Influencia na produção de gordura. O cálcio atua na produção de ácidos graxos ou gorduras, a partir do excesso de glicose no organismo, guardando essa energia extra.
  5. Atua na quebra de gordura também. Da mesma forma que no tópico anterior, o cálcio atua na lipogênese ou quebra da gordura em glicerol, também para obter energia para o corpo.
  6. Ossos e dentes.  A saúde óssea e dentária está diretamente ligada aos níveis de cálcio no organismo, para a prevenção de doenças como osteoporose.

Onde encontrar?

Além dos leites e derivados, o cálcio tem fontes diversas na alimentação. Procure incluir na dieta ovopeixes, como a sardinha, lentilha, feijão branco, folhas verdes escuras, como agrião, ruibarbo e brócolis são outras fontes importantes. Além disso, a suplementação de vitamina D, seja ela quinzenal, mensal ou diária, e a suplementação do próprio cálcio todos os dias ajudam na manutenção de níveis adequados.

Leia mais

Calcule o seu consumo de cálcio diário aqui!

Por que o cabelo cai depois da gestação?

Montar álbuns é estimulante na terceira idade

Tome certo!

Como a quantidade necessária de cálcio diária é de 1.200 miligramas, em média, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, isso equivaleria a 2 copos e meio de leite de cabra ou 3 copos de iogurte natural ou 4 copos de leite ou 4 copos de milk-shakeou 13 colheres de sopa de queijo Feta ou 44 ovos ou 15 colheres de sopa de sardinha em óleo (enlatadas) ou 6 xícaras de chá de agrião ou 10 xícaras de chá de brócolis.

E quando falta?

Quando a ingesta do cálcio é insuficiente, o próprio organismo é capaz de controlar a distribuição do mineral para suas diferentes funções, retirando uma porção do reservatório, ou o esqueleto. Quem cuida dessa redistribuição são os hormônios PTH, ou o hormônio da paratireoide, a calcitonina e a forma ativa da vitamina D, além do receptor para detectar as concentrações de cálcio no fluído extracelular (CaR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]