Saúde e Bem-Estar

Da redação

63% dos brasileiros não usam protetor solar todos os dias, e você?

Da redação
14/12/2016 09:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Até o fim deste ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que serão diagnosticados 176 mil novos casos de câncer de pele no Brasil. Na contramão estão os resultados da última pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia: mais da metade dos entrevistados (63%) disseram não usar protetor solar todos os dias.

Leia mais

Isso representa mais de 95 milhões de brasileiros que não se protegem de forma regular, segundo dados da pesquisa, que avaliou os hábitos da população de 130 municípios, em agosto deste ano, junto ao Data Folha. Além disso, 106 milhões de pessoas disseram se expor ao sol de forma intencional durante atividades de lazer, ou 70% da população acima de 16 anos.

Mais alarmante ainda são os dados da proteção em praias e piscinas, cachoeiras, banhos de rios ou em lagos: seis milhões de brasileiros (4% da população) disseram não se proteger de forma alguma nestes momentos.

Como reconhecer?

Identificar precocemente sinais de câncer de pele é fundamental para um tratamento efetivo. Fique atento a manchas, pintas e demora na cicatrização são alguns dos principais indícios dos tumores, de acordo com Alexandre Chiari, oncologista da Oncomed-BH.

Cânceres de pele também podem sangrar e feridas de longa data precisam ser investigadas. Verrugas, manchas ou sardas com cores e formas alteradas também são sinais alarmantes.