Saúde e Bem-Estar

Infomoney

Adolescente sente-se ansioso durante voo e abre saída de emergência do avião

Infomoney
02/08/2017 18:29
Thumbnail

Sentir ansiedade durante o voo não é incomum, mas algumas medidas podem ajudar (Foto: Bigstock)

Um jovem de 17 anos causou espanto nesta terça-feira (1º) ao saltar de um avião ilegalmente logo após o pouso no aeroporto de San Francisco, nos Estados Unidos. Ele abriu a porta de emergência da aeronave da Copa Airlines e saiu, ignorando procedimentos de segurança.
Segundo testemunhas ouvidas pela agência Associated Press, o cidadão norte-americano demonstrou ansiedade durante toda a viagem de sete horas a partir do Panamá. Assim que o avião pousou, ele rapidamente abriu a porta, saltou e saiu correndo. Depois disso, uma funcionária foi posicionada na frente da saída para que ninguém mais cometesse a infração.
“Parecia que ele estava voando para fora, como se estivesse realmente muito rápido”, disse a passageira Sophia Gibson à KNTV, emissora de televisão de San Jose.
Funcionários de uma equipe de construção próxima da pista o seguraram e entregaram a autoridades. O jovem, que viajava sozinho e não teve identidade revelada, foi detido.
À mídia internacional, a Copa disse estar investigando o caso. Segundo a companhia, as portas são projetadas de forma que podem ser abertas por dentro por passageiros a altitudes relativamente baixas, mas abri-las sem instrução explícita da tripulação é ofensa criminal.
Pânico e ansiedade no avião
A ansiedade sentida pelo jovem norte-americano é um dos medos mais comuns relacionados ao avião, ao lado de medo de altura, turbulência, da morte, medo de contaminação e a claustrofobia, ou o medo de ficar em lugares fechados.
Confira 10 dicas do centro especializado no estudo e tratamento da fobia do voo Voar Sem Medo, de Portugal, para prevenir quadros de ansiedade durante o voo:
1) No dia anterior ao voo, diminua o consumo de café e açúcar. Também é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas, mas aumentar a hidratação com água.
2) Organize as passagens, documentos e todos as informações referentes ao voo e à viagem com antecedência. Não deixe para a última hora.
3) Tente ter uma boa noite de sono na noite anterior a viagem.
4) No dia da viagem, evite tomar suco de laranja ou qualquer outra bebida ácida e café. Na sede, beba água.
5) Saia de casa com tempo de sobra, sem se preocupar com o horário.
6) Faça o check-in e aproveite para dar uma volta pelo aeroporto, vendo as lojas e restaurantes.
7) Ao entrar na sala de embarque, sente-se, relaxe e ache algo que o mantenha entretido. Pode ser uma revista comprada na banca de jornal ou mesmo ver a subida e descida dos aviões.
8) Prepare-se para lidar com os atrasos. Tenha em mente que não há nada que possa ser feito, não depende do passageiro.
9) Ao embarcar na aeronave, tente se entreter com alguma coisa. Quando o passageiro está ocupado ou distraído com tarefas, o tempo passa mais depressa. Leve um bom livro ou uma revista.
10) Tente manter o pensamento no presente. Se surgirem pensamentos negativos, não os alimente. Interrompa a corrente do pensamento e tente achar algo que o distraia. Vale olhar em um ponto fixo e respirar profundamente, ou mesmo pensar em uma música e cantá-la mentalmente.
LEIA MAIS