Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Água também pode ter sabor e ser fonte de colágeno

Amanda Milléo
10/08/2016 09:00
Thumbnail

(Foto: Amanda Milléo)

Para quem não gosta de água pura, nem seja tão fã dos sucos de caixinha e quer ter uma vida mais saudável, longe dos refrigerantes e águas gaseificadas, existe uma nova “categoria” de bebidas voltadas à hidratação: águas com sabor. Sem gás, sem glúten, sem açúcarcom colágeno e vitaminas, essas bebidas ainda não estão presentes em todos os mercados do país, mas estão para chegar a Curitiba e região Sul.
Na definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a água com sabor é na verdade um preparado líquido aromatizado, obtido a partir de água, adicionado obrigatoriamente algum aroma, podendo conter aditivos. A presença de gás carbônico (dióxido de carbono) e açúcar está proibida, embora a bebida possa conter conservantes e sucralose, como substituto do açúcar.
Lançamento da Ouro Fino, a Plus Up é uma água com sabor, disponível nas versões de maçã, tangerina, pêssego e limão<br>(Foto: Amanda Milléo)
Lançamento da Ouro Fino, a Plus Up é uma água com sabor, disponível nas versões de maçã, tangerina, pêssego e limão<br>(Foto: Amanda Milléo)
Outro ponto positivo dessa nova “categoria” é a presença do colágeno e vitaminas na composição da água. Algumas versões trazem as vitaminas B12, B3 e B6, além da vitamina C, que tem função antioxidante, e a vitamina E, essencial para a síntese do colágeno no organismo.
O colágeno é a proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele, cuidando da integridade dos músculos, ligamentos, tendões e articulações, preenchendo 70% de toda proteína da pele.

Não é refrigerante, nem suco – Os preparados líquidos aromatizados não são refrigerantes, porque não são gaseificados, e nem entram na categoria de sucos, visto que não têm extrato de fruta.

Onde encontrar?

A partir da primeira quinzena de setembro, a marca paranaense Ouro Fino lançará a sua primeira água com sabor, o Plus Up. O produto será lançado em quatro sabores: maçã, tangerina, limão e pêssego, feito a partir da água Ouro Fino, retirada direto da fonte e adoçada com sucralose. A água poderá ser encontrada em mercados, conveniências e restaurantes de Curitiba e região Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ao valor sugerido de R$ 3.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Em São Paulo, o Grupo Comexim oferece a Acquíssima Sabor com os sabores de maçã verde, lichia e pera. O produto é elaborado com a água mineral e adoçado com sucralose, mas ainda pouco encontrado em Curitiba e na região Sul.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)