Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Alergia ao café: sintomas vão de de coceira a problemas gastrointestinais

Amanda Milléo
28/06/2018 11:15
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Alergia ao café não é algo tão comum, mas acontece. Os sintomas de quem desenvolve uma alergia ao grão são semelhantes a outras alergias alimentares, de acordo com médicas alergistas consultadas pelo Viver Bem, e a causa principal pode variar entre o próprio café ou a cafeína.
“Sempre que alguém acha que tem alergia a algum alimento, precisa ficar atento a quando os sintomas aparecem. Se eu como aquele alimento e tenho sintomas compatíveis com alergia, como urticária, coceira, marcas pelo corpo, manifestações na pele, e quando eu não como, não tenho esses sinais, isso é uma indicação”, explica Ana Paula Moschione Castro, médica alergista, membro do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).
Outras manifestações que podem surgir a partir da ingestão de um alimento que cause alergia, como o café, são sinais respiratórios. “Espirro, além da coceira, vômito, diarreia e outros sinais gastrintestinais. Mas esses sinais só são um indicativo se eles aparecem logo depois de ingerir o alimento. Se forem sinais isolados, não”, reforça Castro, que também é professora do curso de pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP).
Os sinais de uma alergia alimentar tendem a surgir logo depois da ingestão, até duas horas, no máximo. 

A culpa é da cafeína

Outra possibilidade de a pessoa desenvolver sinais semelhantes a uma reação alérgica ao café pode ser a sensibilidade maior à cafeína. A substância, em pessoas mais sensíveis, pode elevar a temperatura do corpo, gerar ansiedade e taquicardia, além de desencadear uma urticária espontânea.
“Não é bem uma alergia, não significa que a pessoa vá tomar café e ter um choque anafilático. Mas ela pode sentir os sintomas que são efeito da cafeína. Nesse caso a pessoa tem os sintomas com café, chá mate, chá preto, etc”, explica Elizabeth Maria Mercer Mourão, médica alergista e presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, seção Paraná (ASBAI-PR).
Como primeiro tratamento, seja qual caso for, a melhor opção ao paciente é evitar alimentos que tragam café ou cafeína entre seus ingredientes. Vale ficar longe, portanto, do chocolate preto, chá preto, chá mate, tiramissu, balas de café, além dos cafés e variedades (cappuccino, pingado, etc).
“O melhor seria consultar um médico alergista, fazer o teste e verificar se é uma alergia ao grão. Se der negativo, provavelmente é uma maior sensibilidade ao excesso de cafeína”, reforça Mourão.

Fique atento aos sintomas

Antes não tinha, agora eu tenho alergia. Uma alergia pode se desenvolver ao longo do tempo, especialmente no caso daqueles que não são comuns causarem alergia, como café e gergelim. Fique atento se algum alimento está mudando sua rotina.
Pele avermelhada e urticária. Um dos sinais mais clássicos de uma alergia alimentar são as manifestações na pele. A pessoa pode sentir coceira, como urticária, e elevações.
Espirros também. Algumas manifestações respiratórias também podem indicar uma alergia alimentar, como os espirros. Isso vale quando a pessoa consegue associar o espirro ao consumo de um determinado alimento – não quando é um espirro isolado.
Cuidado gastrintestinal. Vômitos e diarreias também são manifestações comuns de uma alergia alimentar.
Só aparece quando eu como. Dois mantras dos médicos alergistas são: se o sintoma só aparece quando eu como, e quando eu não como não aparece; e os sinais surgem tão logo eu me alimento, até duas horas depois. Fique atento.
LEIA TAMBÉM