Saúde e Bem-Estar

Bruna Covacci

Alerta! Panetone pode ser um vilão da dieta!

Bruna Covacci
05/12/2016 09:00
Thumbnail

Cuidado com o excesso de panetone. Foto: Bigstock.

Entre as muitas iguarias natalinas, o panetone (ou o chocotone) é uma das mais consumidas nesta época do ano. Calórico, além de estar associado ao ganho de peso, contém ingredientes que são prejudiciais à saúde. De acordo com a nutricionista Andressa Roehrig Volpe, assim como a maioria dos bolos, eles levam ingredientes que não podem ser considerados exatamente saudáveis, como as frutas secas, da versão tradicional ou o chocolate, o brigadeiro e o doce de leite, usados em receitas adaptadas.
Leia mais:
“Se sozinhos estes ingredientes já não fazem bem à saúde, quando somados são ainda mais perigosos, principalmente quando falamos em ganha de peso”, diz. Além disso, por conta do açúcar refinado e da farinha branca, seu consumo aumenta a liberação de insulina na circulação, podendo levar ao desenvolvimento do diabete. Os níveis de gordura também são elevados, já que são usadas para dar sabor ao alimento.
Uma fatia de panetone (80 gramas) pode ter mais de 300 calorias. O limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para um lanche na dieta de um adulto sem restrições alimentares (2 mil calorias). Segundo Andressa, o ideal é consumir a menor quantidade de panetone diariamente. “Não precisamos nos privar do consumo, só lembrar de fazê-lo com moderação. Atualmente existem panetones saudáveis, com ingredientes mais nutritivos e menos gordura — mas que também não devem ser consumidos em excesso”, diz a também nutricionista Michelle Reichmann.