Saúde e Bem-Estar

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo

Alimentos ricos em fibras ajudam a soltar o intestino preso. Veja quais são

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo
11/08/2019 09:00
Thumbnail

Para “soltar” o intestino é importante escolher alimentos ricos em fibra, pois que o ideal de consumo diário é de pelo menos 30g de fibra. Foto: Bigstock.

Durante as refeições é comum diversificar o consumo de alimentos. Também é corriqueiro não estarmos cientes de o quanto determinada refeição pode afetar o funcionamento regular do nosso intestino.
Os alimentos que geralmente prendem o intestino são os industrializados, por conterem baixa quantidade de fibra. Estão neste grupo alimentos processados e embutidos, bastante comuns nas refeições do brasileiro por serem comprados prontos.

A prisão de ventre é ocasionada principalmente pelo consumo inadequado de fibras e baixa ingestão de água, um plano alimentar inadequado.
Neste caso, mais do que responsabilizar um ou outro alimento, é necessário investigar a causa do desconforto abdominal e do mau funcionamento do intestino.
Quando este funcionamento é insuficiente também pode estar relacionado à disbiose intestinal, um desequilíbrio da microbiota ou mais popularmente conhecida como flora intestinal, que promove a redução da capacidade de absorção dos nutrientes, ocasionando queda das vitaminas.
Quando ocorre esse desequilíbrio o número de bactérias boas ou bacilos fica reduzido, enquanto aumentam as bactérias ruins. Com isso o trânsito intestinal é prejudicado.
Causas que são apontadas para o aparecimento da disbiose são a alimentação rica em açúcar, consumo excessivo de álcool, antibióticos, anti-inflamatórios, laxantes, dieta pobre em nutrientes, rica em gordura, e doenças intestinais.

Solte já

Para “soltar” o intestino é importante escolher alimentos ricos em fibra, pois que o ideal de consumo diário é de pelo menos 30g de fibra. O mais importante é priorizar sempre o consumo de alimentos frescos, saladas, frutas e verduras e legumes, carnes em geral.
Além de exercícios físicos regulares, utilizar alternativas para os lanches, com trocas inteligentes, é um trunfo para manter-se alimentado, com disposição, e em boa forma. Eles soltam:
Frutas com casca
Maçãs, pera, morango, pêssego, abacate, abacaxi, ameixa e framboesa.
Leguminosas
Lentilha, feijão e ervilha.
Verduras
Alface, almeirão, couve, rúcula, espinafre, agrião e acelga.
Cereais integrais
Farelo de aveia, pão e arroz integral.
Sementes
Nozes e linhaça.
Fontes: Fernando Bahdur Chueire, médico nutrólogo e Daniela Lubianka Kaiss, nutricionista.
LEIA TAMBÉM