• Carregando...
Amamentar ajuda a prevenir câncer de mama e ovário, além de reduzir as chances de um evento cardiovascular mais para frente (Foto: Bigstock)
Amamentar ajuda a prevenir câncer de mama e ovário, além de reduzir as chances de um evento cardiovascular mais para frente (Foto: Bigstock)| Foto:

Amamentar o bebê por um período mínimo de seis meses garante muitos benefícios para a saúde do pequeno, mas também para a saúde da mãe! Confira quais são os principais benefícios, de acordo com informações do médico ginecologista e obstetra Francisco Furtado Filho, diretor da Fertway clínica de reprodução humana e médico do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Prevenção ao câncer de mama e de ovário

Amamentar por um período mínimo de seis meses reduz a chance de desenvolver câncer de mama e de ovário. Isso acontece porque durante a amamentação há uma redução dos hormônios estrogênio e progesterona. Como os tumores do câncer de mama e de ovário são hormônio-dependentes, a diminuição dos hormônios protege a mãe. A proteção acontece, também, independentemente da idade em que a mulher se torna mãe, embora quanto mais cedo for, melhor, visto que ela ficará menos tempo exposta aos efeitos hormonais e ambientais, que podem levar ao desenvolvimento do câncer.

Não prolonga a diabetes gestacional

Mulheres que desenvolveram diabetes gestacional e, depois do parto, decidiram amamentar o bebê, têm menos chance de a doença persistir para além da gestação.

Leia mais

Veja quais são as 10 mulheres mais lindas do mundo, segundo estudo

Corrida ou caminhada? Encontro do Clube da Alice e o Viver Bem é para TODAS!

Modelo Ashley Graham se defende de ataques por ter ‘emagrecido’

Diminui risco de doenças cardiovasculares

Um estudo recente, divulgado pela American Journal of Obstetrics and Gynecology, mostrou que as mulheres que amamentaram por um período de um ano tiveram 10% menos chance de desenvolver doenças cardiovasculares mais para frente na vida. O estudo analisou mulheres com uma média de 63 anos de idade – época em que as mulheres mais sofrem com eventos cardiovasculares, pela redução dos hormônios, devido à menopausa, que têm um efeito protetivo no coração.

Útero volta ao tamanho normal mais rápido

Quando o bebê suga no bico do seio da mãe, faz com que libere o hormônio ocitocina, que contrai a musculatura do útero. Dessa forma, amamentar ajuda o útero a voltar ao tamanho normal de forma mais rápida, evitando sangramento e casos de anemia para a mãe.

Ajuda na recuperação do peso anterior à gestação

Quando a mãe está amamentando, ela tem um consumo médico de 800 calorias por dia, o que ajuda na recuperação do peso anterior à gestação. Essa redução no peso acontece mesmo sem a mãe passar por uma dieta muito restrita, que é comumente indicada por alguns médicos pediatras.

“A composição do leite materno independe do tipo de alimentação da mãe. A quantidade de sais minerais, gordura e ferro independe do padrão alimentar. O mais importante é que a mãe descanse e tome bastante líquidos, principalmente água, para ajudar na formação do leite”

Contraceptivo natural (com ressalvas)

Quando a mulher amamenta, ela libera o hormônio prolactina, que inibe a ovulação por um período de tempo. No entanto, esse período varia de mulher para mulher, e não é possível confiar unicamente nesse método contraceptivo. Associe a um anticoncepcional baseado em progesterona ou intrauterinos, como os DIUs, que têm na versão cobre e progesterona.

Aumenta a interação entre mãe e bebê

O momento da amamentação é o momento de contato entre mãe e bebê. É um momento de interação física e de introspecção, que ajuda no envolvimento entre mãe e filho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]