Saúde e Bem-Estar

Bruna Covacci

Sabe quais celebridades mais “inspiram” cirurgias plásticas?

Bruna Covacci
15/09/2016 14:30
Thumbnail
Atrizes e celebridades são referências estéticas, fazendo com que muitas mulheres se espelhem nelas na hora de recorrer a uma cirurgia plástica. A comprovação é do cirurgião plástico Sandro Lemos, que percebeu que algumas de suas pacientes têm procurado as seguintes plásticas baseados em famosas: nariz (Anitta e Sandra Bullock), mamas (Sabrina Sato), abdominiplastia (Suzana Vieira), face (Cristiane Torloni, Sandra Bullock, Maitê Proença e Madeleine Stowe) e lipoaspiração (Cleo Pires e Shakira).
No entanto, o também cirurgião plástico Rodolpho Cardoso de Almeida, da clínica Bellage, explica os prós e os contras de uma atitude como essas. “Algumas pessoas chegam ao consultório sem ter a real noção de como funciona um procedimento estético. Cabe ao médico o papel de orientador. Ele ainda aponta a cirurgia de nariz como uma das mais complicadas. “Precisamos considerar todas as características faciais de quem vai fazer o procedimento, um nariz bonito isoladamente pode ficar feio se não combinar com o restante do rosto”, diz.
Por outro lado, no caso de uma prótese mamária uma foto pode fazer com que o médico interprete da melhor forma o resultado desejado pelo paciente. “Conseguimos ter uma noção maior de volume, assim como saber se ele é mais artificial (por cima do músculo) ou natural (por baixo do músculo)”, explica. No caso da abdominoplastia da Suzana Vieira, Almeida lembra que às vezes o resultado não depende de um só procedimento. “Geralmente ela é associada a uma lipoaspiração. Se você traz uma foto é possível analisar o que foi feito pelo contorno corporal”, diz. Apesar de não poder afirmar com certeza, o cirurgião acredita que por conta do formato da cintura e das costas (livres de gorduras), o procedimento foi associado à uma lipoaspiração.
O cirurgião plástico Robson Netto comenta que muitas vezes suas pacientes levam fotos de diferentes celebridades ao consultório sem reparar que cada uma apresenta uma forma diferente. “Olhar fotos é importante, sim, mas nada pode influenciar uma cirurgia. Não se pode pensar apenas num nariz, numa boca, abdômen ou nádegas: é preciso considerar o corpo todo assim como a etnia do paciente, cada um tem traços marcantes que devem ser respeitados”, finaliza.
Ele ainda ressalta que não é possível prever o resultado de um procedimento. “Até no caso de uma prótese de silicone uma mama pode ficar diferente da outra”, explica. Existem programas que tentam dar uma noção de pós-operatório, mas nada consegue mostrar o resultado final. “Fatores individuais, como a cicatrização, podem interferir”, finaliza.