Saúde e Bem-Estar

Guilherme Grandi

Anvisa libera remédio genérico que trata reumatismo, doenças de pele e malária

Guilherme Grandi
14/08/2018 16:25
Thumbnail

Esta é a primeira vez em mais de 30 anos que um genérico do sulfato de hidroxicloroquina é lançado no mercado. Foto: VisualHunt.

Um novo remédio genérico liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) trata artrite reumatoide de crianças e adultos, lúpus e malária: o sulfato de hidroxicloroquina. O registro pode reduzir em pelo menos 35% o custo do tratamento dos pacientes.
O medicamento, segundo a fabricante, é voltado a pacientes portadores de artrite reumatoide (inflamação crônica das articulações), lúpus eritematoso sistêmico e discoide, problemas de pele provocados ou agravados pela luz solar e casos de crises agudas de malária, como tratamento supressivo.
De acordo com o reumatologista e professor do curso de medicina da Universidade Positivo, Sergey Lerner, a liberação do medicamento vai ajudar principalmente quem trata da artrite reumatoide e do lúpus. “Os pacientes consomem uma caixa por mês, e os tratamentos duram anos. Com isso, a expectativa é de que agora eles possam gastar menos com o remédio”, explica.
Para os pacientes de lúpus a importância é ainda maior, já que o remédio ajuda a melhorar a sobrevida do usuário. “O lúpus pode atingir qualquer órgão do corpo – inclusive os vitais – e até mesmo levar à morte se não for controlado”, completa o reumatologista.
Uma caixa de sulfato de hidroxicloroquina custa atualmente R$ 70, em média.

Um remédio…

Embora o mesmo medicamento possa ser utilizado para as três doenças, o reumatologista afirma que não há nenhuma correlação direta entre elas. Sergey conta que “a hidroxicloroquina era usada inicialmente apenas para combater a malária, mas inusitadamente se descobriu que ela também tem propriedades imunológicas para doenças autoimunes”.
O remédio já é usado há mais de 30 anos, mas até agora não existia nenhum genérico disponível no mercado. “O Sistema Único de Saúde já o fornecia para pacientes da rede pública, mas apenas de laboratórios comerciais”, explica.
O remédio era usado inicialmente apenas para o tratamento da malária. Foto: VisualHunt.
O remédio era usado inicialmente apenas para o tratamento da malária. Foto: VisualHunt.

…várias doenças

Saiba quais são as doenças tratadas pelo novo medicamento genérico, segundo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR):
Malária – é uma doença causada por protozoários transmitidos pela fêmea do mosquito Anopheles. Ela é uma doença endêmica do norte, centro-oeste e em parte do nordeste brasileiro.
Entre os sintomas estão vômitos, cansaço, febre alta, tremores, sudorese e dor de cabeça. Se não tratada a tempo, a malária pode ser fatal.
Artrite reumatoide e artrite reumatoide juvenil – doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações do corpo em crianças ou adultos acima dos 30 anos.
Os sintomas mais comuns são dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo, sobretudo mãos e punhos. Algumas crianças podem apresentar a doença com pouca ou nenhuma dor.
Lúpus – doença inflamatória crônica autoimune com sintomas que podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (meses) ou mais rapidamente (semanas), em fases de atividade e de remissão (diminuição dos sintomas).
O lúpus do tipo cutâneo se manifesta apenas com manchas na pele. Já o sistêmico afeta um ou mais órgãos internos. A doença pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas, principalmente entre 20 e 45 anos.
LEIA TAMBÉM: