Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

Anvisa proíbe fabricação e venda de produtos com moringa oleifera

Sites que vendem o produto pela internet informam que a planta é rica em potássio e vitaminas A e C

Moringa oleifera é uma planta da família Moringaceae, mais conhecidas simplesmente por moringa. Seus nomes populares também aparecem como acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina. Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, importação, distribuição, comercialização e propaganda de produtos que tenham moringa oleifera em sua composição. A medida cautelar foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 4. A agência informou que não há avaliação e comprovação de segurança do uso da espécie em alimentos.

“Produtos denominados e/ou constituídos de moringa oleifera vêm sendo irregularmente comercializados e divulgados com diversas alegações terapêuticas não permitidas para alimentos”, informa a resolução.

>> Jovem autista se forma em medicina e se destaca na profissão

Sites que vendem o produto pela internet informam que a planta é rica em potássio e vitaminas A e C. Entre os benefícios, citam o combate a processos inflamatórios, controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, retardo do processo de envelhecimento, redução da fadiga e combate a dores musculares.

O que é a moringa oleifera

Moringa oleifera é uma planta da família Moringaceae, mais conhecidas simplesmente por moringa. Seus nomes populares também aparecem como acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina

A planta de origem asiática pode ser usada na alimentação, tanto na forma in natura quanto em farinha. A planta é conhecida por ser rica em nutrientes. Em 100 gramas de moringa, há a mesma quantidade de cálcio de 1,6 litro de leite; a mesma quantidade de ferro de 1 kg de espinafre; a mesma quantidade de vitamina A de 1,3 kg de cenoura; a mesma quantidade de potássio de 4 bananas. A moringa também é rica em vitaminas do complexo B e tem propriedades antioxidantes, conforme afirmam nutricionistas.

LEIA TAMBÉM

8 recomendações para você

Deixe seu comentário