i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Saúde e Bem-Estar

Aparelho voltado à estética surge como esperança a doentes de Parkinson

Testes preliminares resultaram na redução de dores musculares e dos tremores

  • PorGazeta do Povo
  • 03/09/2019 10:00
Os benefícios do uso do equipamento ocorrem graças à promoção da vascularização e estimulação muscular, na adequada combinação da mecânica de sucção e o bioestímulo do laser. Foto: Bigstock.
Os benefícios do uso do equipamento ocorrem graças à promoção da vascularização e estimulação muscular, na adequada combinação da mecânica de sucção e o bioestímulo do laser. Foto: Bigstock.| Foto:

Uma combinação entre laser e a sucção de músculos tem sido a aposta de cientistas brasileiros e alemães para atenuar sintomas da doença de Parkinson.

Entre os efeitos da doença estão tremores, rigidez e atrofia muscular, dores, lentidão e dificuldade para iniciar ou continuar determinado movimento.

A doença, que atinge principalmente os idosos, é progressiva do sistema neurológico e ainda não tem cura.

Para tentar reduzir as dores musculares, a rigidez dos músculos e os tremores desses pacientes, pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos da USP, em parceria com o Centro Universitário Central Paulista (Unicep) em São Carlos e a Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg, na Alemanha, reuniram esforços e colocaram em teste um protocolo.

Os resultados têm sido satisfatórios e a técnica ainda está sendo avaliada em voluntários.

Aparelho voltado à estética surge como esperança a doentes de Parkinson

Surpresa com aparelho

O inusitado desses experimentos é que o equipamento utilizado — e que funciona combinando o uso do laser e a sucção de músculos — era um aparelho desenvolvido pela USP há algum tempo com foco na melhora da condição muscular e estética.

“Reutilizamos esse equipamento e os resultados foram impressionantes quando o aplicamos em doentes com Parkinson. Quase não deu para acreditar”, relata o pesquisador Antonio de Aquino Junior, coordenador da Unidade de Terapia Fotodinâmica, da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos.

Segundo a equipe, os dez pacientes submetidos ao procedimento tiveram melhora significativa nas dores e diminuição na rigidez muscular e nos tremores, apesar de as células cerebrais que comandam a parte motora continuarem a fazer estragos.

Entretanto, mesmo com a progressiva perda de comando, o que é inevitável, segundo os pesquisadores, eles têm conseguido dar conforto e bem-estar aos pacientes, de forma a que consigam executar atividades cotidianas.

Como funciona

Os benefícios do uso do equipamento ocorrem graças à promoção da vascularização e estimulação muscular na adequada combinação da mecânica de sucção e o bioestímulo do laser.

Este protocolo não substitui a medicação que os pacientes têm que tomar e ainda está em testes.

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.