• Carregando...
Armazene corretamente o que sobrou da ceia. (Foto: Bigstock)
Armazene corretamente o que sobrou da ceia. (Foto: Bigstock)| Foto:

2525Uma coisa é quase regra no Natal: vai sobrar comida da ceia. E, nem sempre, armazenamos os restos corretamente — e é essa manipulação inadequada que gera as chamadas DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos), que são todas as ocorrências clínicas da ingestão de alimentos que podem estar contaminados com micro-organismos patogênicos.

O Viver Bem dá algumas dicas de como armazenar os alimentos com segurança antes, durante e depois da ceia:

Castanhas

Nesse período, as oleaginosas estão presentes nos pratos e aperitivos e surge a dúvida do que observar na hora de comprar: se elas estiverem muito gordurosas ou com cheiro forte, não compre. Elas rançam e deterioram por causa da gordura. Jamais lave castanhas e procure comprar em embalagens fechadas (têm menos contato com oxigênio). Se for a granel, vá a um lugar de confiança e sempre peça para experimentar antes.

Maionese

Maionese caseira é uma delícia, mas a probabilidade de existir contaminação é alta. O ideal é fazer a preparação com os ovos frios, e refrigerar a salada imediatamente após o preparo. Também não exagere na quantidade: é melhor servir em uma travessa menor e deixar pouco tempo na mesa. A validade da preparação, de acordo com a nutricionista, é de no máximo 12 horas.

Salada e sobremesa

Sobremesas devem ser retiradas da geladeira só na hora de servir. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Sobremesas devem ser retiradas da geladeira só na hora de servir. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

O ideal é que a salada e a sobremesa sejam servidas na hora do consumo e recolhidas o quanto antes. No caso do doce, usar recipientes individuais ou separar a receita em dois recipientes menores. Assim, enquanto uma sobremesa é servida, a outra pode ser mantida na geladeira.

Cuidado redobrado com o arroz

Além de nunca lavar os grãos, o arroz não pode ficar muito tempo fora do refrigerador depois do cozimento. Algumas bactérias podem sobreviver, como a bacillus cerus, e ela cresce a uma temperatura entre 10 e 50 graus. Ou seja: em temperatura ambiente, podem se multiplicar. Outro “bônus” é que, nas festas, legumes, frutas e outros itens como fios de ovos são adicionados, o que aumenta o perigo de contaminação. Por isso, a dica é deixar esses itens separados e misturá-los com o arroz o arroz cozido somente antes de aquecer.

Guardar assim que acabar de servir

Tem gente que só joga uma toalha em cima e deixa a comida que sobrou para o almoço do dia seguinte. Jamais faça isso.  As sobras devem ser guardadas na geladeira em recipientes de vidro (mais fácil de ser higienizado e não tem risco de ficar com o cheiro e o gosto da comida, ao contrário dos plásticos). Outro problema dos potes plásticos é que muitos têm uma substância chamada bisfenol, que é tóxica quando aquecida.

E aquela travessa enorme de doce que sobrou a metade? Nunca deixe no mesmo recipiente. Os restos podem ter ficado contaminados.

Tanto a comida salgada quanto as sobremesas podem virar, no máximo, o almoço do dia seguinte.

Nunca congele!

As sobras do peru e todos os outros acompanhamentos não devem ser congelados. Os  alimentos já ficaram expostos e, no congelador, se houve alguma contaminação ela continua e, depois do descongelamento, os micro-organismos virão com força total.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]