Saúde e Bem-Estar

Roberta Braga, especial para a Gazeta do Povo

Como comer sem exageros e de forma saudável na noite de Natal

Roberta Braga, especial para a Gazeta do Povo
24/12/2018 12:00
Thumbnail

Ceia de Natal: momento não deve ser de restrição. Foto: Bigstock

Peru, chester, arroz, empadão, farofa, salpicão e fios de ovos são alguns dos pratos tradicionais na ceia de Natal do brasileiro. Se você mantém uma alimentação saudável ou está tentando eliminar alguns quilos, essa não é a hora de se preocupar com isso. “As confraternizações ao redor da comida fazem parte da história da humanidade. São momentos que trazem bem-estar e felicidade”, observa a nutricionista e autora do livro O Peso das Dietas, Sophie Deram (sophiederam.com).
A especialista ressalta que, nessas datas, temos a chamada ‘fome social’, que traz memórias afetivas e gastronômicas que envolvem os entes queridos reunidos e receitas clássicas de família.

“A comida está ligada afetivamente à data e costuma trazer boas memórias da infância: muitas pessoas esperam todo o ano para comer a sobremesa da avó ou a farofa especial da tia, por exemplo.Por isso, alguns excessos estão liberados na ocasião, mas isso não quer dizer que você deva exagerar na quantidade de todos os alimentos, sem limites.”

Curtir a experiência como um todo deve ser a meta na data. “É um momento para focar no evento, então pense em se nutrir da conversa, da reunião dos parentes e da troca de presentes. Não pense só na comida e esquecer a culpa”. Para a nutricionista, quando a pessoa está em paz, consegue aproveitar o momento com consciência e saborear melhor os alimentos. “E assim, automaticamente comerá menos. Diversos estudos comprovam que comer com culpa engorda, porque nos faz comer ainda mais”.
Escolha seus pratos preferidos: não precisa provar todos. Foto: Bigstock
Escolha seus pratos preferidos: não precisa provar todos. Foto: Bigstock

Não comer nada durante o dia?

Uma das “táticas” mais comuns para quem quer exagerar na noite de Natal é ficar em jejum durante o dia, bebendo apenas líquidos. Sophie Deram diz que, além de não ajudar, pode inclusive atrapalhar. “Se a pessoa está sem comer o dia todo, ela não irá conseguir comer devagar e vai chegar na ceia com uma ‘fome de leão’”, diz Sophie.
Melissa Santos, que é nutricionista especialista em nutrição clínica e funcional, explica que, embora a técnica possa até funcionar com algumas pessoas, o mais comum é que quem não coma nada durante o dia chegue na festa com muito mais fome e, dessa forma, exagere na quantidade.

“A pessoa pode chegar faminta e comer três vezes o que comeria normalmente, então fazer isso pode ser um tiro no pé, não recomendo.”

Dito isso, Melissa ensina o que pode realmente funcionar: comer devagar, começar pelas saladas e não exagerar no carboidrato e na sobremesa. “Não precisa se privar de nada, mas também não exagere. Tente começar pela salada e pelos grãos para já começar a mastigação, que é o que ativa nosso centro de saciedade no cérebro Assim, quando você chegar nos pratos principais, já não estará com tanta fome.”
Outro conselho da nutricionista é fazer algumas escolhas: não exagere na quantidade e mantenha em mente que não é necessário comer todos os alimentos. “Se na ceia terá maionese, farofa, arroz e empadão, coma o que mais gosta. Mesma regra pode ser aplicada para a sobremesa: não precisa provar todas.” Caso você tenha terminado o primeiro prato e continue com fome, ela sugere lançar mão de outra técnica: “volte à mesa e repita apenas as saladas e a carne. Evite comer novamente os carboidratos e as sobremesas.”
Para quem torceu o nariz com a sugestão de começar pelas saladas, não é preciso se desesperar. Outra dica da nutricionista é incrementar o prato usando castanhas, frutas secas, frutas frescas, queijos e temperos. “Invista também em saladas com grãos, como grão de bico, lentilha e ervilha. São formas de deixar os pratos saudáveis mais gostosos e, assim, comer com mais prazer.”

Exagerou? Muita água e chá de boldo podem ajudar  

Se mesmo tentando seguir as dicas das nutricionistas, ainda assim você acabou exagerando nas comidas ou na bebida alcoólica – o que é perfeitamente normal – sintomas como mal-estar, cansaço e sonolência podem acontecer. “Por isso, beba bastante água e chá de boldo, que podem ajudar a acelerar o processamento dos alimentos pelo fígado”, aconselha Melissa.
Para o dia seguinte, evite alimentos processados e açúcar, beba bastante água e prefira comidas in natura. “Tente escutar sua fome, que deverá ser menor. Como quem faz a desintoxicação é o fígado e não os sucos, não precisa se entupir de suco detox: o corpo irá se encarregar de fazer essa tarefa”, diz Sophie.
LEIA TAMBÉM: