Saúde e Bem-Estar

Infomoney

As 10 músicas mais relaxantes do mundo, segundo neurocientistas

Infomoney
19/06/2018 17:53
Thumbnail

Estudo de neurocientistas detectou uma redução de estresse de até 65%. Foto: Pixabay.

Todo mundo sabe que precisa gerenciar o estresse. Quando as coisas ficam difíceis no trabalho, na faculdade ou na vida pessoal, qualquer dica, truque ou técnica são bem-vindos. Um estudo feito por neurocientistas do Reino Unido selecionou as 10 músicas mais relaxantes do mundo para se ouvir. A vencedora foi “Weightless”, do trio instrumental inglês Marconi Union.
Terapias com som vêm se tornando populares como uma forma de relaxar e restaurar a saúde. Durante séculos, as culturas indígenas usaram a música para melhorar o bem-estar e melhorar as condições físicas e psicológicas.

Método de escolha

Para elencar as músicas, o estudo foi conduzido com participantes que tentaram resolver quebra-cabeças difíceis o mais rápido possível enquanto conectados a sensores. Os quebra-cabeças induziam um certo nível de estresse, e os participantes ouviam músicas diferentes enquanto os pesquisadores mediam a atividade cerebral e os estados fisiológicos que incluíam frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória.
De acordo com o que David Lewis-Hodgson da Mindlab International, médico que conduziu a pesquisa, ouvir “Weightless” resultou em uma impressionante redução de 65% na ansiedade geral dos participantes e em uma redução de 35% em suas taxas fisiológicas.
É interessante saber que a música foi construída para isso. O grupo que a criou teve colaboração de terapeutas de som. Suas harmonias, ritmos e linhas de baixo cuidadosamente organizadas ajudam a diminuir a freqüência cardíaca do ouvinte, reduzir a pressão arterial e diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Confira as 10 músicas mais relaxantes do mundo, segundo o estudo:

1-Weightless, de Marconi Union
2- Electra, de Airstream
3- Mellomaniac (Chill Out Mix), de DJ Shah
4- Watermark, de Enya
5- Strawberry Swing, de Coldplay
6- Please Don’t Go, de Barcelona
7- Pure Shores, de All Saints
8- Someone Like You, de Adele
9- Canzonetta Sull’aria, de Mozart
10- We Can Fly, de Rue du Soleil (Café Del Mar)
LEIA TAMBÉM: