• Carregando...
Mantenha o bronzeado de forma natural Foto Bigstock
Mantenha o bronzeado de forma natural Foto Bigstock| Foto:

Janeiro e fevereiro são dois meses de pura ostentação e que dividem os seres humanos em duas categorias distintas: aqueles que podem curtir os dias ao sol e o resto dos mortais, que precisam agradecer aos céus a existência de equipamentos como ar-condicionado e ventilador.

Para aqueles que podem aproveitar a temporada à beira mar ou na piscina, uma das metas é fazer com que esse bronzeado dure o maior tempo possível. Profissionais que atuam na área da saúde e da beleza afirmam que isso é possível, mas exige uma série de cuidados e um pouco de preparação.

Hidratação, ingestão de alimentos que contribuem para estimular a pigmentação da pele e o uso de produtos com fator de proteção solar adequados são alguns desses fatores.

A médica dermatologista Anarosa Sprenger, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraná, afirma que o consumo de alimentos ou suplementos ricos em betacaroteno regularmente contribuem para isso. É o caso de legumes e frutas de cor vermelha ou laranja, como cenoura, mamão e tomate.

A cor do verão

Antioxidante natural, o betacaroteno combate os radicais livres e contribui para fortalecer a imunidade, além de favorecer o bronzeamento. “O uso de filtro solar com fator acima de 30 é imprescindível. E a hidratação pós-exposição faz com que o bronzeado dure mais tempo”, explica.

Essas recomendações, no entanto, são válidas para pessoas que se bronzeiam com facilidade. Àquelas com pele clara, principalmente com cabelos loiros ou ruivos, Anarosa desaconselha o excesso de exposição solar devido ao risco aumentado de câncer de pele. “O bronzeado é uma medida de proteção dos melanócitos (células que são responsáveis pela fabricação de pigmento na pele) frente a uma agressão ocorrida pelos raios ultravioletas. Quanto mais intenso o bronzeado, maior a agressão”. A dermatologista orienta que o ideal é obter o bronzeado “possível”, com o uso do filtro solar com fator de proteção acima de 30, além de evitar os horários de risco, entre 10h e 16h.

Preparação

Alguns procedimentos estéticos ajudam a aumentar a durabilidade da cor adquirida durante o verão. A empresária Sibele Pereira, franqueada da Spa Express em Curitiba, explica que alguns tratamentos para remoção das células mortas e hidratação profunda da pele antes de se expor ao sol costumam dar excelentes resultados. “O processo de esfoliação permite a renovação celular e prepara a pele para receber a hidratação. Além de estimular a produção de colágeno, deixa a pele suave, macia e devolve a luminosidade”, explica, referindo-se a procedimentos como o Detox Corporal e o Banho de Lua Plus, que duram cerca de uma hora e ainda podem ser realizados na casa da cliente.

Aumente a duração do bronzeado de modo natural

A modelo e influenciadora digital Roberta Viana pertence à primeira categoria, aquela que nessa época pode desfilar as marquinhas de biquíni e a pele dourada por Curitiba. Como sua imagem é uma de suas ferramentas de trabalho, a modelo tem algumas técnicas para fazer com que a durabilidade do bronzeado dure mais. Ela investe intensamente na hidratação, inclusive antes mesmo de passar o bronzeador. “Além de garantir uma cor mais duradoura, evita que a pele descasque”, revela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]