Saúde e Bem-Estar

Da redação

Autoexame foi fundamental para detecção precoce de câncer de mama de Ana Furtado

Da redação
28/05/2018 18:59
Thumbnail

A apresentadora Ana Furtado descobriu o câncer de mama após autoexame e mamografia. Globo/Tata Barreto

No último domingo (27) a apresentadora Ana Furtado revelou a seus seguidores no Instagram que passou por uma cirurgia para retirar um tumor na mama. No vídeo, ela explicou que foi o autoexame que resultou na descoberta do câncer, reforçando mais uma vez a importância desta prática para a detecção precoce.
“Faça o autoexame. É o primeiro passo para perceber alterações nas mamas. Caso ache algo estranho, procure um mastologista como eu fiz. O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista, mas pode ser o primeiro sinal de alerta”, foram as palavras da apresentadora.
câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e em todo mundo, e deve atingir quase 60 mil mulheres este ano — é o que estima o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A descoberta em estágios iniciais, é fundamental, já que a chance de cura nesta fase chega a ser de 95%. Mesmo assim, a doença ainda é uma das mais letais, vitimando cerca de 15 mil pessoas ao ano, segundo dados do Inca.

Outros exames

Além do autoexame, fazer a mamografia com regularidade também é uma forma de auxiliar na detecção precoce da doença, assim como alguns testes genéticos também podem ajudar na prevenção, visto que parte da doença tem influência da herança familiar.
Os testes de genética preventiva, ou de medicina personalizada, são feitos a partir da coleta de células da mucosa bucal ou de sangue, e podem indicar as chances que a pessoa tem em desenvolver diferentes doenças, como o câncer de mama, a partir das mutações nos genes BRCA1 e BRCA2.
No entanto, os exames genéticos não podem dar certeza se o paciente terá ou não a doença, por isso é fundamental avaliar bem com o médico quais serão as condutas a serem tomadas após esta descoberta.
LEIA TAMBÉM: