Saúde e Bem-Estar

Redação

Os benefícios da batata doce: antes ou depois dos exercícios?

Redação
24/04/2018 11:38
Thumbnail

Batata doce: carboidrato rico em fibras, proteína, ferro, magnésio e potássio. (Foto: Bigstock)

Quem quer ou precisa emagrecer encontra na batata doce um grande aliado.  Por ter um baixo índice glicêmico, o açúcar (ou a glicose) proveniente do alimento é consumido aos poucos pelo organismo, fazendo com que a saciedade dure mais tempo do que um pão francês ou uma batata tradicional, por exemplo. Essa demora para sentir fome leva a um consumo cada vez menor e mais selecionado dos alimentos – e o resultado pode ser visto em pouco tempo.
Os benefícios para a saúde da batata doce também passam pelos micronutrientes. O carboidrato é rico em fibras, proteína, ferro, magnésio e potássio. Contém ainda vitamina A, essencial para a saúde da pele e cabelo, e vitamina C, primordial nas épocas mais frias do ano, pois atua como reforço ao sistema imunológico, além de ser antioxidante.

Consuma antes de fazer exercícios

Preparar um prato de batata doce antes de praticar exercícios físicos é a melhor orientação, pois o açúcar do alimento será liberado aos poucos, durante a prática. Assim, o corpo terá a energia que precisa para durar todo o treino, sem perder massa muscular.
Além disso, a batata doce também facilita a perda de gordura.
Somando todos esses fatores, a batata doce se torna item essencial das lancheiras de quem acompanha as tendências em saúde fitness, e pode ser substituta do pão, arroz e mesmo da tapioca. Tire suas dúvidas sobre o consumo desse tubérculo:

Cuidado no preparo da batata doce 

De nada adianta adicionar a batata doce no carrinho se, em casa, você for fritá-la como uma batata qualquer. Prefira sempre assá-la em uma temperatura baixa, entre 160ºC e 180ºC, ou cozinhe no vapor até obter uma texturas tenra.
Caso prepare na água, cuidado com o tempo. Quanto mais cozida, maior será o índice glicêmico – reduzindo um dos principais benefícios do alimento.

Escolha a mais colorida

São diversas as cores da batata doce, mas a mais completa é a versão roxa. Se analisada apenas a casca desse tipo específico de batata, é possível encontrar inúmeros minerais e vitaminas, que trabalham como antioxidantes, como a antocianina e o betacaroteno (lembre dele na hora de garantir um bronzeado uniforme). O valor calórico, porém, não muda muito de acordo com o tipo de batata.

100% da recomendação diária de vitamina A é a quantidade contida em uma batata doce. A cada 100 gramas do alimento há cerca de 350 mcg de retinol, a vitamina A. O consumo diário desse nutriente deveria ser de cerca de 1000 mcg para homens e 800 mcg para mulheres. 

LEIA TAMBÉM