Saúde e Bem-Estar

Talita Boros Voitch

Bebês podem ter uma dieta vegetariana?

Talita Boros Voitch
14/03/2017 19:00
Thumbnail
Os primeiros 1.000 dias do bebê (270 dias de gestação + 730 dias dos dois primeiros anos) são cruciais para o desenvolvimento completo e saudável daquele ser humano, inclusive na vida adulta. Por isso é tão importante oferecer uma alimentação equilibrada na introdução alimentar do bebê, que começa aos 6 meses.
Os pais, responsáveis por esta empreitada, ficam com muitas dúvidas quando chega a hora do bebê começar a comer. Se a família é vegetariana, as dúvidas são ainda maiores. Será que é possível estender a dieta sem proteína animal ao bebê? Como tudo na medicina, não há uma verdade absoluta sobre o tema. O Viver Bem entrevistou duas especialistas com opiniões distintas sobre se é possível ou não optar por uma dieta vegetariana para um bebê. Apesar das posições diferentes, há consenso no seguinte: busque sempre orientação profissional.
SIM
Uma dieta vegetariana pode ser oferecida a um bebê que iniciou a introdução alimentar, desde que seja realizado um planejamento da alimentação, evitando assim as deficiências nutricionais, principalmente de ferro, vitaminas B12 e D, cálcio, zinco, ácidos graxos e ômega 3.
O planejamento alimenta deve ter substituições adequadas, como o uso de tofu (amassado ou purê), legumes, soja e ovo cozido para substituir a carne. É importante utilizar alimentos com teor energético maior, como tofu e abacate, e também alimentos como linhaça, óleo de canola, nozes e gérmen de trigo, que são ricos em ômega 3. Além disso, deve-se suplementar outros micronutrientes, como ferro, zinco e vitamina D e vitamina B12.
A proteína animal é um alimento de alto valor energético, além de ser fonte de micronutrientes importantes para o desenvolvimento da criança, como o ferro, zinco e a vitamina B12. O déficit energético e a carência destes micronutrientes pode ocasionar não somente o baixo desenvolvimento pôndero-estatural (relação peso x altura na análise da condição nutricional da criança) como também levar a deficiências no desenvolvimento neuro-psicomotor. Por isso a importância de um bom planejamento alimentar.
Denise Tiemi Miyakawa​, médica presidente do departamento de Nutrologia da Sociedade Paranaense de Pediatria
NÃO
Oferecer uma dieta vegetariana a um bebê de 6 meses deve ser uma decisão tomada com muita cautela. Primeiro, porque encontramos nos alimentos de origem animal – como leite, ovos e carne – vitaminas que não estão presentes em outros alimentos. A vitamina B12 é exclusivamente de origem animal e essencial para o desenvolvimento das crianças.
A vitamina B12 é hidrossolúvel, ou seja, não temos capacidade de armazená-la. Por isso precisamos consumir alimentos que possuam a B12 em sua composição. As vitaminas de complexo B ajudam em processos metabólicos, como formação de energia em nível celular. Além disso, a ausência ou carência da B12 também traz anemia.
Sem esse tipo de micronutrientes há um comprometimento de crescimento e também do armazenamento de outras substancias importantes para o corpo. A criança com menos de 1 ano está em crescimento constante, então privá-la de algum nutriente importante acarreta a prejuízos no seu desenvolvimento.
É preciso ter cuidado ao suplementar um bebê de 6 meses. Na minha opinião profissional, eu esperaria até a adolescência para que a criança possa fazer essa escolha pela dieta vegetariana.
Petra Theiss, nutricionista professora da Universidade Tuiuti do Paraná
Leia também:

Placebo pode ser usado contra depressão em crianças e adolescentes?

Não escovar os “dentes” após a última mamada do bebê é um erro

Quanto tempo é preciso esperar entre uma gravidez e outra?