Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Bebê pode tomar banho no chuveiro com os pais?

Amanda Milléo
02/10/2016 21:00
Thumbnail

(Foto: reprodução Instagram da apresentadora)

Pai, mãe e bebê, juntos, no chuveiro, pode? Pode sim. Comum na casa da apresentadora Bela Gil, que divulgou via Instagram uma foto dela enquanto dava banho no seu filho mais novo, Nino, o hábito traz benefícios para a saúde do bebê e para o vínculo afetivo da própria família. 
“4 meses do meu Nino!!! Ah, e sempre tomamos banho juntos, é uma hora de chamego delicioso”, disse a filha do cantor Gilberto Gil.
Leia mais
Separar esse momento para um banho único entre mãe ou pai e o bebê ajuda na formação imunológica da criança, pois ela entra em contato com as bactérias do corpo dos pais. Desde que ambos os pais estejam saudáveis (sem gripe ou qualquer outra doença infectocontagiosa), a prática está liberada, de acordo com a pediatra Marcilene Teixeira Lima Oku, médica do Hospital Nossa Senhora das Graças.
“O banho com o pai ou com a mãe nos primeiros meses não tem nenhum problema, até auxilia o vínculo afetivo, mas precisa ter alguns cuidados de higiene. Os pais devem tomar banho antes e só depois dar o banho no bebê. Da mesma forma, não é preciso usar muitos produtos, e nem permitir uma ducha muito forte. Quanto menos sabonete passar, melhor para a pele do bebê. A meu ver, a prática não traz nenhum tipo de risco, e é muito bom para o contato físico com a pele da mãe, porque estimula o apego”, explica a pediatra. 
Bebês muito pequenos ainda são muito frágeis e não têm uma estabilidade térmica adequada, portanto é interessante que os pais esperem até os três meses de idade para começar com o banho de chuveiro. Depois dessa idade, as crianças ficam mais atentas, interagem mais com os pais, porque as experiências externas passam a agradar as crianças, e elas podem aproveitar o banho. 
Dicas
Antes do banho de chuveiro com seu bebê, lembre-se de tomar as seguintes precauções:
– Banho tem que ser morno, rápido e com pouco sabão. Cuide com a temperatura, que deve ser morna, não ultrapasse os 10 minutos e lembre-se de que quanto menos sabonete, óleo ou qualquer outro produto de limpeza da pele, melhor para o bebê. 
– Nem pense em usar a bucha. A pele do bebê é muito sensível, e água corrente é suficiente para uma limpeza adequada.
– Tome banho antes de entrar no chuveiro com o bebê. 
– Mantenha a temperatura do banheiro adequada, e deixe todas as roupas, fraldas, toalhas que o bebê usar à disposição, logo depois do banho. Assim, ele não vai receber um choque térmico na troca de ambientes. 
– Espere até os três meses de idade do bebê para começar a dar banho de chuveiro. Antes disso o bebê não tem uma estabilidade térmica adequada e tudo que lhe é externo pode assustar. Depois dessa idade, brincar na água pode ser mais prazeroso.