i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Saúde e Bem-Estar

Brasil ganhará banco de células-tronco para ajudar a tratar doenças em 90% da população

As células, coletadas de adultos, poderão ser transformadas em qualquer tecido do corpo humano e ajudarão no tratamento de diversas doenças

  • PorGazeta do Povo
  • 07/11/2019 10:00
Brasil ganhará um banco de células-tronco modificadas Foto: Bigstock
Brasil ganhará um banco de células-tronco modificadas Foto: Bigstock| Foto:

O Brasil ganhará um banco de células-tronco induzidas, que ajudará no tratamento de doenças de 90% da população, de acordo com informações divulgadas pela USP.

Além de as células serem retiradas de adultos, as mesmas serão manipuladas por técnicas genéticas que as tornarão pluripotentes. Assim, terão a capacidade de se transformarem em qualquer tecido do corpo humano, favorecendo o tratamento de diferentes doenças.

As células-tronco criadas também serão compatíveis com a maioria dos brasileiros, de acordo com Lygia da Veiga Pereira, coordenadora do projeto e chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE), da USP. Isso porque as células serão coletadas de indivíduos que possuam um tipo de sistema imunológico mais comum.

Para tanto, foram analisados os perfis genéticos para o sistema imunológico de quase quatro milhões de brasileiros. As informações dessas pessoas foram retiradas do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Dessa forma, foram identificados os candidatos ideais para a coleta.

Ajuda mundial

Como o Brasil é parceiro da Aliança Global para Terapias com Células-Tronco Pluripotentes Induzidas há três anos, as células coletadas aqui poderão beneficiar pacientes do mundo todo.

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.