Saúde e Bem-Estar

Gazeta do Povo

Brasil ganhará banco de células-tronco para ajudar a tratar doenças em 90% da população

Gazeta do Povo
07/11/2019 13:00
Thumbnail

Brasil ganhará um banco de células-tronco modificadas Foto: Bigstock

O Brasil ganhará um banco de células-tronco induzidas, que ajudará no tratamento de doenças de 90% da população, de acordo com informações divulgadas pela USP.

Além de as células serem retiradas de adultos, as mesmas serão manipuladas por técnicas genéticas que as tornarão pluripotentes. Assim, terão a capacidade de se transformarem em qualquer tecido do corpo humano, favorecendo o tratamento de diferentes doenças.

As células-tronco criadas também serão compatíveis com a maioria dos brasileiros, de acordo com Lygia da Veiga Pereira, coordenadora do projeto e chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE), da USP. Isso porque as células serão coletadas de indivíduos que possuam um tipo de sistema imunológico mais comum.
Para tanto, foram analisados os perfis genéticos para o sistema imunológico de quase quatro milhões de brasileiros. As informações dessas pessoas foram retiradas do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Dessa forma, foram identificados os candidatos ideais para a coleta.

Ajuda mundial

Como o Brasil é parceiro da Aliança Global para Terapias com Células-Tronco Pluripotentes Induzidas há três anos, as células coletadas aqui poderão beneficiar pacientes do mundo todo.
LEIA TAMBÉM