Saúde e Bem-Estar

Estadão Conteúdo

Buchecha faz cirurgia para reduzir as bochechas

Estadão Conteúdo
14/10/2016 12:12
Thumbnail

Buchecha sem bochecha? Cantor faz cirurgia de bichectomia (Foto: Reprodução Instagram do cantor)

O cantor Buchecha resolveu fazer uma cirurgia para diminuir as bochechas. Sim, quase uma ironia. Ele fez uma bichectomia, um procedimento que reduz o tamanho da bola de bichat, responsável pelo tamanho das bochechas.
Buchecha fez a cirurgia por conta do desconforto na mastigação. A bichectomia foi feita pelas dentistas Fernanda Fiuza e Keide, que explicaram o processo no Instagram.
Leia mais
“Buchecha passou por um procedimento de bichectomia funcional, costuma ser feita em pacientes que com muito volume na região da bola de bichat, os quais, em função disso, acabam mordendo muito as bochechas, causando traumas, desconforto e o prejudicando na mastigação”, escreveram na legenda.

Para quem é indicado?

O procedimento é recomendado, segundo especialistas, para pacientes que tenham uma proeminência da Bola de Bichat, estrutura gordurosa localizada entre dois músculos responsáveis pela mastigação. A cirurgia faz a retirada dessa Bola, deixando o rosto com o aspecto mais ‘afinado’.
Todas as pessoas têm a Bola de Bichat, mas o tamanho considerado normal é o de, aproximadamente, uma polegada, de acordo com Robson Netto, cirurgião plástico. Como se trata de uma gordura muito difícil de perder, ela costuma ser a última sobrevivente em um processo de emagrecimento, a cirurgia é uma solução.
Outro cuidado importante é o de se levar em consideração que com o processo natural de envelhecimento há uma diminuição da gordura.
Procedimento
A cirurgia dura entre 40 minutos e uma hora e o processo é irreversível, pois a gordura não se refaz. Os cuidados pré-cirúrgicos são como os dos outros procedimentos. Quanto à anestesia, é possível optar pela local ou geral, dependendo da escolha do médico e do paciente.
“Ela é feita para fins estéticos. O cirurgião avalia o rosto do paciente, já que não é possível detectar a Bola de Bichat por exames. No momento, ele identifica onde está localizada a gordura, e a retira”, afirma o cirurgião plástico Sérgio Morum.
Recuperação
Curta e rápida. “Por ser um procedimento simples o prazo de recuperação é de uma semana, apenas. No primeiro dia, o paciente precisa cumprir uma dieta líquida fria ou gelada, e, no segundo, apenas dieta pastosa macia, como arroz e frango. Durante a recuperação, não é indicada a realização de atividades físicas”, afirma Morum.
Já o cirurgião Fernando Tenius lembra que o resultado do procedimento não é imediato, por conta do edema. “Entre um mês e meio ou dois meses o rosto vai afinando aos poucos e fica possível se observar o resultado final”, diz.
Os valores praticados em Curitiba variam entre 4 e 10 mil reais.