• Carregando...
Antes dos 30 anos, cabelos brancos podem indicar problemas de saúde. Foto: Bigstock.
Antes dos 30 anos, cabelos brancos podem indicar problemas de saúde. Foto: Bigstock.| Foto:

Aos 28 anos, os primeiros fios brancos começaram a aparecer no cabelo da maquiadora Aline Schutz.

A responsabilidade pelo aparecimento deles, diz ela, veio do estresse enfrentado no fim do ano passado, quando teve de passar por uma cirurgia no colo do útero, um período cheio de preocupações.

“Estar com a saúde debilitada é preocupante e acredito que isso tenha influenciado no aparecimento dos grisalhos, em uma idade que não é muito comum”, conta.

A preocupação fez surgir mechas inteiras, distribuídas em toda a extensão do cabelo. “Hoje estou bem e minha única preocupação é deixar meus fios saudáveis”, arremata.

>> Assine a Gazeta do Povo: Onde os valores fazem parte da notícia! <<

Causas principais

Assim como o estresse, a hereditariedade e o envelhecimento formam as três causas mais conhecidas para o aparecimento dos fios brancos, ou canície, como é cientificamente chamado o fenômeno.

Apesar de não ser grave, a despigmentação precoce dos fios pode sugerir desequilíbrios na saúde, ainda mais quando eles aparecem antes dos 30 anos.

“Os fios brancos geralmente aparecem mais precocemente nos homens do que nas mulheres. O comum seria por volta dos 30 anos neles e 35 nelas”, explica a dermatologista Dayana Thá, especialista em tricologia.

“Caso os fios brancos apareçam antes disso, vale a pena uma investigação para saber se há alguma doença na tireoide, autoimune, vitiligo ou até mesmo a deficiência de alguma vitamina ou algum componente importante para o corpo”, explica a médica.

Isto porque doenças como as citadas pela profissional têm a capacidade de acelerar a perda das células-tronco dos melanócitos, que são as células responsáveis pela produção da pigmentação do cabelo.

A maquiadora Aline Schutz diz que seus cabelos brancos provavelmente surgiram após momento de estresse.  Foto: Acervo Pessoal.
A maquiadora Aline Schutz diz que seus cabelos brancos provavelmente surgiram após momento de estresse. Foto: Acervo Pessoal.

As alterações hormonais também podem deixar os fios mais sensíveis aos raios UV, aos produtos capilares e a outros estresses físicos, além de impactar na grossura e aspereza do cabelo como um todo.

A exposição exacerbada dos fios aos raios solares e o hábito de fumar têm impacto semelhante.

“Quando há uma parada na produção da melanina do fio, no lugar dela sobra um espaço, como se fosse uma bolha sem conteúdo. Algumas pessoas acham que o cabelo enfraquece, outras têm a sensação de que o fio fica mais espesso”, comenta Thá.

Alimentação

Outro fator que também pode embranquecer as madeixas é a alimentação deficitária, principalmente quando pobres em vitaminas A, C e E.

“Um estilo de vida saudável e a alimentação correta, com o consumo de frutas e vegetais, evitam o estresse oxidativo precoce e retardam o aparecimento do cabelo branco”, conta o coordenador do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), Leonardo Spagnol.

“No entanto, passar a ingerir essas vitaminas não reverte os cabelos brancos. Elas servem para nos proteger, tem caráter preventivo, assim como catalase e glutatione peroxidase e algumas moléculas não enzimáticas, como a coenzima Q10”, explica.

De acordo com a SBD, entre 6% e 35% das pessoas no mundo têm pelo menos 50% dos cabelos grisalhos aos 50 anos de idade. Porém, só é considerado aparecimento prematuro quando este ocorre antes dos 20 anos em caucasianos, 25 em asiáticos e 30 em afro-americanos.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]