• Carregando...
Fotos: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Fotos: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo| Foto: Gazeta do Povo

Um típico domingo curitibano, com muitas nuvens e vento gelado, não foi páreo para os participantes da 12ª Caminhada do Coração, evento anual promovido pelo Hospital Cardiológico Constantini, em Curitiba. 

A atividade serve como conscientização e combate ao sedentarismo, que é fator de risco para doenças cardiovasculares. Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 300 mil pessoas entram em óbito no Brasil, todos os anos, em consequência de doenças do coração.

Alguns parceiros do evento, como a Gazeta do Povo e Águas Ouro Fino, subiram no carro de som com o diretor geral do Hospital Cardiológico Constantini, Constantino Constantini, para reforçar a necessidade de eventos que promovam a saúde e o bem estar. Após um alongamento, a largada do evento ocorreu às 9h15 na Praça do Japão, no Água Verde, com chegada no Parque Barigui – um trajeto com cerca de 4,5 km de extensão onde duas ambulâncias acompanhavam os participantes, além de pontos com distribuição de água ao longo da caminhada.

As irmãs Karina e Sabrina Martini, com suas amigas Mariane Ehlke Rodrigues e Marli Dias, deram prova de que o tempo nublado não é problema para a animação: com o celular na mão, Marli tirava selfies do grupo a todo momento. Mesmo sendo um momento de descontração, elas frisaram a importância de estar ali. “Isso incentiva as pessoas a ter uma qualidade de vida melhor, a prevenir doenças do coração”, conta Marli, que é participante assídua do evento.

As amigas Mariane Ehlke Rodrigues, Karina Martini, Sabrina Martini e Marli Dias.
As amigas Mariane Ehlke Rodrigues, Karina Martini, Sabrina Martini e Marli Dias.| Gazeta do Povo

Além de programa entre amigos, a caminhada serve de aprendizado que passa de mãe para filha. Apesar de não praticar exercícios regularmente, Adréa Flausino levou sua filha Maria Fernanda, de 6 anos, para ensinar que é preciso ter cuidados com a saúde. “O fato de participar é importante para conscientização, então acho necessário trazer ela pra ver. Ela tá maiorzinha, já consegue acompanhar”, diz Adréa.

Adréa e sua filha, Maria Fernanda.
Adréa e sua filha, Maria Fernanda.| Gazeta do Povo

Uma das estrelas participantes da caminhada era Shakira – mas não a cantora colombiana. Shakira, uma cachorrinha que trajava um vestido rosa, chamava a atenção de todos que passavam por ela. “Ela aguenta muito bem, vai até o final”, segundo Cristiane Nogueira, que a traz todos os anos para a caminhada. Cristiane, que frequenta academia, acredita que o evento vai além da conscientização. “É bom que incentiva a não ficar só em casa, faz bem pra saúde e ainda fazemos novas amizades”.

Cristiane Nogueira, sua filha Sofia e Shakira.
Cristiane Nogueira, sua filha Sofia e Shakira.| Gazeta do Povo

A caminhada é repleta de exemplos de superação, mas não se pode negar que Paula Petrelli, de 91 anos, seja um dos maiores. Paula foi reverenciada pela organização do evento, logo antes da partida, pois é participante assídua. “Sempre pratico exercício, duas vezes por semana. Venho todos os anos, por mim o médico podia fazer isso duas vezes ao ano”, afirma Paula, se referendo a Constantino Constantini.

Paula Petrelli, 91 anos, é participante assídua do evento.
Paula Petrelli, 91 anos, é participante assídua do evento.| Gazeta do Povo

“São pacientes, amigos, conhecidos, filhos e netos de pacientes. Eles vivem escutando a importância da atividade física, que é fundamental, pois melhora a autoestima, libera endorfina, o hormônio da felicidade, e você se sente muito mais disposto. A atividade física é a mola-mestre para combater doenças cardíacas e o sedentarismo“, declara Constantino, ao ser perguntado do porquê do sucesso da Caminhada do Coração. Vamos caminhar?

Constantino Constantini, diretor geral do Hospital Cardiológico Constantini.
Constantino Constantini, diretor geral do Hospital Cardiológico Constantini.| Gazeta do Povo
Caminhada do Coração em Curitiba reúne amigos, família e até pets para combater o sedentarismo
| Gazeta do Povo

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]