Saúde e Bem-Estar

Redação

Câncer de próstata: famosos que superaram a doença e os sinais que os assustaram

Redação
01/11/2017 08:00
Thumbnail

Ian McKellen, ator britânico conhecido pelos papeis como o mago Gandalf, na trilogia Senhor dos Anéis e O Hobbit, foi diagnosticado com câncer de próstata, mas nunca precisou de tratamento (Foto: reprodução)

Do câncer de mama, fala-se muito e basta ver uma mulher com o lenço na cabeça e a falta de pelos pelo corpo para identificar mais uma vítima da doença. Do câncer de próstata, porém, o mundo masculino parece não admitir muita conversa. Para provar, 33% dos curitibanos entrevistados em uma pesquisa da Bayer disseram que não consideram o exame do toque uma “coisa de homem”, embora seja essencial para o diagnóstico precoce da doença.
O Novembro Azul chega para mostrar a importância dos exames preventivos. Para saber mais sobre a doença, o Viver Bem fez uma seleção de famosos que já passaram pela problema e como foi o processo:
1) Jayme Monjardim
(Foto: TV Globo / Zé Paulo Cardeal)
(Foto: TV Globo / Zé Paulo Cardeal)
Aos 60 anos, o diretor Jayme Monjardim estava no meio das gravações da novela “Sete vidas”, da Rede Globo, quando descobriu o câncer na próstata. Buscou auxílio médico, passou por cirurgia e, segundo entrevista dada ao site Ego, nem se preocupou com as sequelas, porque teve um médico de confiança que garantiu o resultado positivo. O medo ficou por conta de a doença se espalhar, visto que o câncer ainda carrega esse medo da morte. A família unida, segundo conta, tornou todo o processo mais fácil.
2) Ben Stiller
(Foto: Wikimedia Commons)
(Foto: Wikimedia Commons)
O ator norte-americano Ben Stiller achou uma forma incomum de alertar seus fãs sobre os riscos do câncer de próstata. Em um texto divulgado via a rede social Medium, o ator contou como o exame do  antígeno prostático específico (PSA), feito pela coleta de sangue, salvou a sua vida.
“Enquanto o meu novo médico falava sobre núcleos das células e pontuação de Gleason, probabilidades de sobrevivência, incontinência e impotência, qual cirurgia seria uma boa ideia, a sua voz literalmente foi sumindo como em um filme ou programa de televisão sobre alguém que recebe o diagnóstico do câncer.. um clássico momento Walter White, exceto pelo fato de que era eu, e ninguém estava filmando nada”, relatou o ator em seu texto.
Durante dois anos o ator lutou contra a doença e, no ano passado, resolveu contar a todos e alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata: “Neste mundo imperfeito, eu acredito que a melhor forma de determinar o curso de ação para o melhor tratamento, ainda que em um câncer mortal, é a detecção precoce.”
3) Ian McKellen
Faz pelo menos 11 anos que o ator britânico Ian McKellen, de 78 anos e conhecido pelos papéis do mago Gandalf, na saga do Senhor dos Anéis e O Hobbit, além do vilão Magneto na série X-Men, convive com o câncer de próstata. A prática não é tão incomum, especialmente se o câncer for do tipo que se desenvolve de forma lenta. É a chamada vigilância ativa: o paciente deve voltar com frequência ao médico, para exames regulares, mas não precisa de nenhum tratamento ativo, visto que os riscos de sequelas seriam maiores que os benefícios.
4) Martinho da Vila
(Foto: Youtube)
(Foto: Youtube)
Depois de passar pelo exame do PSA e do toque – dois dos exames essenciais para o diagnóstico do câncer de próstata – o cantor recebeu a notícia da doença, em 2001. Depois de uma cirurgia e tratamento, Martinho da Vila se recuperou e reforçou aos fãs a importância de descobrir o câncer logo no início – e que a cirurgia não o deixou incontinente ou impotente.
5) Robert De Niro
(Foto: Wikipedia)
(Foto: Wikipedia)
Graças também aos exames frequentes que faz, o ator norte-americano Robert De Niro descobriu, aos 60 anos de idade, um câncer de próstata em estágio inicial, em 2003. A doença era comum na família do ator, cujo pai também já havia sido diagnosticado com o mesmo tipo de câncer e falecido da doença. Devido ao tratamento, Robert De Niro se curou e, inclusive, se tornou pai pela sexta vez aos 68 anos.
LEIA TAMBÉM