Saúde e Bem-Estar

Carolina Furquim, Especial para a Gazeta do Povo

Cardápio detox de dois dias promete “faxina” no organismo

Carolina Furquim, Especial para a Gazeta do Povo
08/02/2017 09:00
Thumbnail
As dietas detox não devem ser assumidas para sempre, mas podem ser um bom gatilho para uma mudança real de hábitos. Pedimos à nutricionista Luisa Wolpe Simas, especialista em nutrição clínica e mestre em medicina interna, que elaborasse um cardápio detox de apenas dois dias, para ajudar o organismo a fazer sua “faxina” mais facilmente. Segundo ela, é importante sempre lembrar que a dieta serve primeiro para que o corpo deixe de ser intoxicado com alimentos industrializados e alergênicos como lactose, glúten, soja, proteínas de origem animal, além de agrotóxicos (por isso, é recomendável privilegiar ingredientes orgânicos). O segundo objetivo é fornecer nutrientes adequados para o organismo realizar todo o processo de destoxificação. Confira os cardápios:
DIA 1:
Desjejum: Suco verde detox
Lanche da manhã: Frutas picadas
Almoço: Carpaccio de abobrinha molho de mostrada Dijon  + salada de quinoa
Lanche da tarde: Chá verde + laranja picada
Jantar: Creme de cenoura com gengibre
DIA 2:
Desjejum: Suco verde detox
Lanche da manhã: Frutas picadas
Almoço: Mix de legumes refogados com cogumelos
Lanche da tarde: Chá de hibisco batido com frutas vermelhas
Jantar: Creme de aspargos
PREPAROS:
SUCO VERDE DETOX:
Ingredientes:
2 folhas de couve
3 folhas de hortelã
1 pedacinho de gengibre
1 maçã
1 limão
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Dica: Adicionar, após o preparo, gotas de limão para potencializar o valor nutricional do suco detox e aumentar a oferta de vitamina C.
CARPACCIO DE ABOBRINHA COM MOSTRADA DIJON:
Ingredientes:
1 abobrinha fatiada
suco de 1 limão siciliano
10 alcaparras
Mostarda Dijon
Azeite de oliva
Modo de preparo: Faça lâminas bem finas da abobrinha com o auxílio de uma mandolina ou uma boa faca. Monte o prato de carpaccio de abobrinhas do centro para as extremidades. Sobrepondo as fatias, faça em uma coqueteleira o molho misturando todos os ingredientes e distribua sobre o carpaccio.
SALADA DE QUINOA:
Ingredientes:
2 xícaras (480 ml) de água
1 xícara (175 g) de quinoa
1 tomate cortado em cubos
1 cebola cortada em cubos
1 cenoura ralada
1 xícara (60 g) de salsa fresca picada
4 colheres (sopa) de suco de limão
1 pitada de sal verde
Modo de preparo: Em uma panela, coloque água para ferver. Depois de fervida, adicione a quinoa e uma pitada de sal. Abaixe o fogo e cozinhe-a durante 15 minutos. Deixe esfriando em temperatura ambiente. Solte a quinoa com um garfo. Enquanto isso, em uma tigela, coloque os outros ingredientes. Misture tudo com a quinoa, que já deve estar fria.
CREME DE CENOURA COM GENGIBRE:
Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 cebolas médias picadas
8 cenouras médias picadas
1 colher de sal verde
1 litro e meio de caldo de legumes
2 colheres de sopa de gengibre descascado e picado
2 colheres de sopa de cebolinha picada
Modo de preparo: Leve o azeite com a cebola para dourar por 3 minutos em fogo médio. Acrescente a cenoura e deixe-a dourando por mais 7 minutos, misturando continuamente. Em seguida, adicione o caldo de legumes, baixe a chama e cozinhe por mais 20 minutos com a panela tampada. Verifique o ponto de cozimento da cenoura e, se estiver totalmente cozida, desligue a chama. Feito isso, leve ao liquidificador e processe. Coloque a sopa batida na panela. Por fim, acrescente o gengibre e leve a sopa para ferver por mais 5 minutos. Sirva com cebolinha picada e sal a gosto.
MIX DE LEGUMES COM COGUMELOS FRESCOS:
Ingredientes:
250g de cogumelos frescos laminados
150g de ervilhas tortas cortadas em três partes
20 folhas de rúcula rasgadas
120g de broto de feijão (também conhecido como moyashi)
30g de sementes de abóbora torradas sem casca
Sal
Modo de preparo: Aqueça uma frigideira e refogue os cogumelos até secar quase toda a água do cozimento. Junte as ervilhas tortas e passe-as no restante da água dos cogumelos, rapidamente, apenas para que fiquem cozidas, mas ainda firmes e com a coloração verde intensa. Desligue o fogo e acrescente as folhas de rúcula, o broto de feijão e as sementes de abóbora. Tempere com sal, transfira para uma tigela com tampa e reserve em geladeira.
CREME DE ASPARGOS:
Ingredientes:
6 unidades de aspargos frescos
½ xícara de cebola picada
1 dente de alho
1 colher de sopa de manteiga ghee
½ xícara de biomassa de banana verde
Azeite e sal a gosto
Água
Modo de preparo: Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para enfeitar a sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias. Leve uma panela ao fogo para aquecer. Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada e refogue, mexendo com uma colher. Quando ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por 1 minuto. Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a água, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 8 minutos. Separe o líquido dos sólidos, bata no liquidificador primeiro os sólidos e acrescente o líquido aos poucos, até chegar à textura desejada. Junte a biomassa de banana verde na sopa, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Verifique o sabor e, se precisar, corrija com sal.