Saúde e Bem-Estar

Carolina Werneck

Sensibilidade nos dentes tem como gatilho alimentos além dos gelados

Carolina Werneck
23/11/2019 13:00
Thumbnail

Sabores doce e ácido também causam desconforto em quem tem sensibilidade nos dentes. Foto: Bigstock.

Café, sorvete, brigadeiro, limonada, chocolate, chimarrão. O que esses alimentos têm em comum?
Todos são capazes de causar muito incômodo em quem tem sensibilidade nos dentes.

Final, além dos alimentos muito gelados e muito quentes, acidez e açúcar também geram desconforto e até dor.

Uma pesquisa da farmacêutica GSK realizada pela Kantar TNS com mil entrevistados mostrou que três, em cada dez brasileiros, sofrem desse problema.
Comer chocolate, tomar uma limonada bem gelada ou um sorvete não deveriam causar dor.
Quando isso acontece é porque o dente perdeu sua proteção natural, formada pelo esmalte e pela gengiva. Os causadores são diversos e variam de um indivíduo para o outro.
Há quem sinta o incômodo com comidas e bebidas geladas e quem, ao contrário, não suporte o quente. Há quem não consiga comer doces e quem precise passar longe do ácido.
Com o passar do tempo, a gengiva naturalmente tende a sofrer uma retração. Esse processo é acelerado por fatores como o estresse, o bruxismo e até o hábito de mastigar sempre do mesmo lado, por exemplo. Já o esmalte se desgasta por uma série de motivos.

“A sensibilidade é um sintoma doloroso que pode ocorrer pela higiene inadequada que leva à desmineralização do tecido dentário. Além disso, pode haver defeito na formação dos dentes, de forma que o tecido do esmalte é insuficiente pra proteger o nervo. Por fim, a erosão dentária também pode provocar desgaste do esmalte”, explica a dentista Geili Brito.

A erosão é causada pelo consumo constante de alimentos ácidos e até por problemas de saúde como a bulimia e o refluxo, que trazem os ácidos do estômago de volta à boca.
Tratamento
Como afirma a dentista, o tratamento depende da causa do problema.
“No caso da retração dá para tentar um enxerto de gengiva. Se a causa forem os defeitos de esmalte pode-se fazer uma camada de recobrimento daqueles defeitos.”
O uso de cremes dentais especialmente desenvolvimentos para o tratamento da sensibilidade também é um aliado importante, diz Geili.

“Esses cremes têm produtos que promovem a obliteração dos túbulos dentinários, o que alivia a sensibilidade. Mas seu uso deve ser constante. Se não houver a adequada remineralização do dente ou recobrimento da gengiva retraída, quando o paciente interromper o uso, a sensibilidade voltará.”

A especialista alerta, ainda, para a importância de uma escovação adequada.
Escolha escovas de cerdas macias e não aplique muita força na hora de fazer os movimentos.
“E não durma nunca sem escovar os dentes, a escovação noturna é a principal escovação do dia.”
LEIA TAMBÉM