Saúde e Bem-Estar

Da redação

Técnica infalível faz o cérebro perceber o cheiro do próprio corpo

Da redação
11/05/2017 19:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Não adianta dar aquela fungada embaixo do braço, o cérebro não consegue identificar o próprio cheiro, exceto quanto é um odor bem intenso. Para evitar constrangimentos, existe uma fórmula certa de mudar os receptores olfativos no nariz e enganar o cérebro. Você vai precisar de: café.
A técnica é uma velha conhecida das lojas de perfumes. Para “resetar” o olfato entre um perfume e outro, e conseguir distinguir os aromas, é aconselhável que os compradores sintam os grãos de café bem de perto. Da mesma forma, para ajudar o cérebro a interpretar um cheiro ruim, dê uma boa fungada no café.
Por que isso acontece?
Os receptores olfativos que ligam o nariz ao cérebro vão, assim como você, se acostumando aos cheiros do corpo. Um dia, eles param de responder à essa mistura de odores, exceto nos momentos em que o cheiro é bem intenso, e você não consegue mais identificar um cheiro diferente sozinho, sem a ajuda do café.
O que fazer agora?
Primeiro passo, tenha um café sempre perto. Segundo, aprenda a escolher o produto certo para evitar o cheiro ruim. Existem diferenças, por exemplo, entre desodorantes e antitranspirantes e até uma forma certa de passá-los. Veja para que serve cada um deles:
Desodorante: A função dos produtos que são apenas desodorantes é de ressecar a axila e diminuir a transpiração. Alguns têm até uma fragrância que maquia o odor quando a pessoa transpirar. O suor se transforma em perfume.
Antitranspirantes: Há alguns desodorantes que são também antitranspirantes. Eles conseguem obstruir a glândula que produz o suor na axila, como uma rolha. Para que a interrupção funcione, porém, é preciso deixar o produto agir por mais tempo que o desodorante tradicional.
Como passar?
Há pessoas que, mesmo transpirando bastante, têm apenas uma pequena área de transpiração na axila ou até mesmo uma axila que transpira mais que a outra. Se você ainda não identificou qual é a sua área de transpiração, não tem erro: aplique o desodorante ou desodorante antitranspirante por toda a axila e espere secar antes de colocar a roupa.
Leia mais