Saúde e Bem-Estar

Redação

Erramos: não são as cervejas estilo IPA que causam seios em homens

Redação
11/09/2017 19:33
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

A Gazeta do Povo errou ao informar que as cervejas do tipo IPA poderiam causar o aumento das mamas em homens, quando consumidas em excesso. O texto anterior relacionava um ingrediente muito presente neste estilo de cerveja, o lúpulo, que contém também fitoestrógenos. Esses fitoestrógenos, teoricamente, influenciaram no crescimento das glândulas mamárias, exacerbando o tamanho das mamas nos homens. Isso não é verdade.
Conforme explicou Mauro Scharf, médico endocrinologista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, além de médico no hospital Nossa Senhora das Graças e diretor da Unimed Laboratórios, a cerveja pode ter uma relação com o desenvolvimento das mamas em homens mas por outro sentido – através do sobrepeso e obesidade. Não pelos fitoestrógenos.
“Os fitoestrógenos estão presentes na soja e em produtos que usam a soja e nem por isso causam o aumento das mamas em homens. Há pessoas com receptores sensíveis a isso, mas teriam de ser expostas a um excesso da substância. A cerveja não tem uma quantidade tão elevada que justifique”, ressalta o médico.
A obesidade ou sobrepeso aumentam a conversão dos hormônios em gordura, o que poderiam causar a ginecomastia, ou o aumento das mamas.
De acordo com a médica endocrinologista Rosângela Rea, a relação entre cervejas e o aumento das mamas em homens também estaria relacionada a um consumo excessivo da substância, além da susceptibilidade do organismo a desenvolver.
“Teria de ser bem grande a quantidade. Veja que homens consomem leite de soja e não costumam desenvolver mamas. Claro que existe a questão da susceptibilidade”, reforça a médica.
LEIA TAMBÉM