i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Saúde e Bem-Estar

Chá de folha de amora tem quase três vezes mais cálcio que o leite

Pesquisadores e nutricionistas falam sobre estudo japonês que diz que chá de amora tem mais cálcio que leite

  • PorRedação
  • 10/11/2017 09:00
Chá da folha de amora tem mais cálcio que o leite, mas não 22 vezes mais. Foto: Pixabay
Chá da folha de amora tem mais cálcio que o leite, mas não 22 vezes mais. Foto: Pixabay| Foto:

Chá da folha de amora tem 22 vezes mais cálcio que o leite, diz estudo.” A declaração está estampada em diversos sites e o argumento é quase sempre o mesmo: o Ministério da Saúde do Japão patrocinou uma pesquisa que descobriu esse dado surpreendente.

A importância de uma descoberta como essa seria significativa para quem trabalha com nutrição, mas a informação não é verdadeira. O tão citado estudo teria sido realizado em 2001 e sua “tradução juramentada” chega a ser divulgada em alguns sites. No entanto, não há provas de que tal pesquisa tenha sido realizada de fato. Mesmo pesquisando em japonês os sites de buscas não trazem o tão falado estudo original nos resultados.

O que há de real é um estudo publicado na Revista Internacional de Ciências dos Alimentos e Nutrição, em 2006. Intitulada “Qualidade nutricional das folhas de alguns genótipos de Amora (Morus alba)”, a pesquisa demonstra que a quantidade de cálcio presente nas folhas de amoreira frescas é de 380 a 786 mg em cada 100 g. Já nas folhas secas essa quantidade varia entre 786 e 2.226 mg em cada 100 g do pó dessas folhas.

De acordo com a nutricionista Jaqueline S. S. Souza, mestranda da Universidade Federal do Paraná (UFPR), 100 g de leite de vaca integral contêm 295 mg de cálcio. Ou seja, embora a folha de amora tenha, sim, mais cálcio que o leite integral, essa quantidade não é 22 vezes maior, como afirmam os boatos. Se considerarmos a folha fresca, seriam em torno de 2,5 vezes mais cálcio, comparada com o leite. Para a folha seca, esse valor pula para 7,5 vezes.

Por que o cálcio é importante?

Jaqueline explica que “o cálcio é um nutriente essencial, necessário em funções biológicas como a contração muscular, mitose, coagulação sanguínea, transmissão do impulso nervoso ou sináptico e suporte estrutural do esqueleto, ou seja, a saúde óssea“.

Para Rosângela Parmigiani, presidente da Associação Gaúcha de Nutrição (Agan), “o cálcio vai favorecer a construção de massa óssea, ele é importante para fortalecimento de ossos e dentes“. Ela afirma que é preciso ter cuidado com as informações que chegam por meio das redes sociais. “É óbvio que a ciência da nutrição é muito dinâmica, mas precisa ser um estudo sério, não só uma amostragem, não pode ser um estudo superficial.”

Cálcio de verdade

Quem quer uma dieta rica em cálcio de verdade tem muitas opções além do leite. A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), elaborada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), identifica nada menos que 30 alimentos com mais cálcio que o leite em suas composições. Os dez campeões são o lambari, o camarão sete barbas, o queijo parmesão, o queijo prato, a muçarela, o coentro, a manjuba, o queijo petit suisse, o queijo minas meia cura e o queijo minas frescal.

LEIA TAMBÉM:

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.