Saúde e Bem-Estar

Beatriz Pozzobon, especial para a Gazeta do Povo

Chá de sabugueiro é poderoso remédio natural contra gripes e resfriados

Beatriz Pozzobon, especial para a Gazeta do Povo
06/03/2019 07:00
Thumbnail

Chá de sabugueiro é um poderoso fitoterápico cada vez mais procurado pelas pessoas. Foto: Bigstock.

Fãs da série Harry Potter, com certeza, já ouviram o termo “sabugueiro”, afinal, é com a madeira desta planta que foi produzida a varinha mais rara e forte do mundo bruxo. Fora do universo da ficção, no mundo real, a flor de sabugueiro começa a ganhar destaque graças aos seus benefícios para a saúde.
A planta medicinal é utilizada, principalmente, contra problemas respiratórios, como gripes, resfriados, bronquite e asma.
Natural da Europa e do norte da África, o sabugueiro é uma arbusto cuja altura costuma variar entre dois e quatro metros.

Seu nome científico é Sambucus nigra, mas é conhecido popularmente como sabugueiro da Europa ou sabugueirinho. As flores do sabugueiro têm coloração branca e um aroma agradável.

De acordo com a farmacêutica Cristina Peitz de Lima, coordenadora do curso de pós-graduação em Nutrição Clínica com ênfase em Fitoterapia da Unibrasil, esta planta é utilizada com fins medicinais desde o século 13, especialmente por camponeses europeus, devido as suas propriedades sobre o aparelho respiratório.
Ela acredita que a popularização do sabugueiro, nos dias de hoje, é devida a seus benefícios em estados gripais e por conferir energia e tranquilidade emocional.
Somado a isso, a médica nutróloga, Marcella Garcez Duarte, da Associação Brasileira de Fitoterapia, lista outras das aplicações da planta para uso medicinal.
Por ser rico em vitamina C, a planta fortalece o sistema imunológico e mantém pele e cabelo saudáveis. Foto: Reprodução.
Por ser rico em vitamina C, a planta fortalece o sistema imunológico e mantém pele e cabelo saudáveis. Foto: Reprodução.
Dessa forma, o sabugueiro pode ser utilizado em quadros febris, visto que é um poderoso antitérmico; ajuda a tratar problemas renais, reumatismo, prisão de ventre e evita o envelhecimento precoce.
Por ser rico em vitamina C, a planta fortalece o sistema imunológico e mantém pele e cabelo saudáveis.
Segundo a médica, o sabugueiro é procurado, geralmente, por pessoas portadoras de doenças crônicas que buscam tratamentos mais naturais, menos agressivos e com menos efeitos colaterais que os convencionais.
Ela alerta, entretanto, que a fitoterapia médica é uma terapia complementar e não alternativa às condutas consagradas. Os fitoterápicos no Brasil são regulamentados como medicamentos e devem ser prescritos e consumidos como tal.

“Existem pessoas que procuram a fitoterapia por conta própria, principalmente para o consumo de chás e infusões, porém devem estar atentas a efeitos indesejados e riscos dos mesmos”, destaca a nutróloga Marcella Garcez Duarte. Neste sentido, a nutróloga orienta que gestantes, lactantes, pessoas com disfunções gastrointestinais e crianças, sem orientação médica, evitem o consumo da planta.

Onde encontrar?
Normalmente, o sabugueiro é consumido na forma de chá e as flores podem ser encontradas em empórios e ervanários.
Nas farmácias de manipulação, o sabugueiro é comercializado como fitoterápico, na forma de xaropes, comprimidos ou cápsulas. Também é encontrado como pomada feita com extrato das flores.
Em Curitiba, a erva de sabugueiro para chás pode ser encontrada no Mercado Municipal. O valor médio é de R$ 30 para 100 gramas do produto.
Como usar?
Para preparar um chá de sabugueiro, misture duas colheres de sopa das flores em um litro de água. O ideal é consumir de duas a três xícaras ao dia, preferencialmente com orientação médica.
LEIA TAMBÉM