Saúde e Bem-Estar

amandaa

“Quem emagrece 5kg em uma semana ganha mais peso logo depois”, diz personal trainer das celebridades

amandaa
02/05/2017 08:00
Thumbnail

Chico Salgado com Mariana Ximenes, uma de suas clientes. Foto: reprodução Instagram

Chico Salgado está acostumado ao ritmo frenético das celebridades. Personal trainer de atores e apresentadores famosos, como  Angélica, Carolina Dickmann e Bruno Gagliasso, o profissional é conhecido por acelerar a queima de gordurinhas dos clientes e dar resultados rápidos. Isso não significa, no entanto, que ele é a favor de treinos únicos ou mesmo de um emagrecimento acelerado demais. “Quem emagrece 5 kg ou 6 kg em uma semana acaba ganhando mais peso logo depois. O importante é estar bem, sentir-se bem e manter o peso e uma rotina saudável”, reforça.
O Viver Bem conversou com o profissional em Curitiba, em uma aula funcional promovida pela loja de roupas de ginástica Alto Giro. Confira as dicas e incentivos do Chico Salgado para se manter ativo na vida saudável!
Para quem está começando uma vida mais saudável, mas não sabe bem por onde começar, o que você sugere? Sempre falo para quem não tem hábito de fazer exercícios para começar com uma mudança de rotina. Se você mora no quinto andar do prédio, suba as escadas ao invés de pegar o elevador. Vá a pé para o trabalho ou deixe o carro um pouco mais longe para poder caminhar um pouco durante o dia. Adote hábitos mais saudáveis aos poucos. Isso vai melhorar muito o condicionamento e dar mais energia e, então, você vai querer migrar para a academia ou algo mais pesado. De todos os treinos que você fez para as famosas algum é aplicado a todas? Meus treinos são todos personalizados e individuais. Acho muito importante dar ênfase no que a pessoa está buscando, seja ficar magra, tornear pernas e braços ou glúteos e abdômen. Quais celebridades internacionais estão na lista de clientes? Conheci e treinei com o Vin Diesel e o Paul Walker quando eles estiveram no Brasil. Fiquei bem amigo do Vin Diesel e já fui, inclusive, treiná-lo em LA. Já treinei também o rapper Tyrese Gibson, quando ele esteve no Rio de Janeiro. Você mescla nos treinamentos muitos movimentos de luta. O que a sua experiência  em musculação é aplicada nos treinos diários para pessoas que nunca lutaram? A musculação é a base para qualquer treino. Tem que fazer. Mas, quando combinada à luta e ao treino funcional, torna-se um treino mais completo, porque são atividades que se complementam. Mas o ideal é mistura tudo e treinar pelo menos três vezes por semana. Você costuma fazer planos para as mulheres entrarem em forma rapidamente. Quais riscos e vantagens desse processo? Eu sou contra emagrecer muito rápido. Às vezes chegam pedindo para perder peso em um dia para fazer foto para uma revista e isso não é legal. Quem emagrece cinco ou seis kg em uma semana acaba ganhando mais peso logo depois. O importante é estar bem, sentir-se bem e manter o peso e uma rotina saudável. Costumo dizer que a mudança tem que ser de dentro para fora e não de fora para dentro. A alimentação e a cultura muda a criação do treino? Cerca de 70% do resultado vem da alimentação. O treino é uma soma, mas a nossa cultura está mudando para melhor. As pessoas estão cientes que precisam praticar uma atividade física para viver bem e com saúde. Ao conseguir o corpo que se quer, a pessoa tem que fazer dieta e malhar para sempre? Manter é fundamental. A dieta e o treino para manter não são tão pesados. Se a pessoa acha chato fazer musculação, pode fazer outra coisa como caminhar na praia, no parque ou fazer uma aula de luta. O importante é fazer algo, nem que se resuma a 30 minutos por dia. Geralmente quando alguém chega no ponto de manter é porque está acostumado com o treino e sente falta de treinar.
Leia mais