• Carregando...
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

Páscoa é o feriado dos sonhos para quem ama doces. Além da grande oferta de ovos, barras e bombons de chocolate, não há (ou há pouca) censura sobre o quanto de chocolate é possível consumir, começando na sexta-feira Santa e seguindo até o domingo de Páscoa. Brincar de ‘overdose‘ de chocolate, porém, pode causar uma intoxicação importante no organismo – e exigirá o cuidado adequado na semana seguinte.

Quando comemos muito chocolate, em período curto de tempo, nosso corpo sofre com os picos de açúcar, que elevam a glicemia (ou o açúcar do sangue) rapidamente. Com isso, o corpo libera grandes quantidades de insulina – hormônio que ‘coloca’ o açúcar dentro dos músculos, que se transforma em energia – e a vontade dos doces logo retorna.

“Você cria um ciclo vicioso. E os chocolates dos ovos, normalmente, são feitos de açúcar, leite e gordura, a manteiga de cacau. Em exagero, esses ingredientes sobrecarregam o fígado e o intestino, e a pessoa pode passar mal, ter náuseas, vômito, dor de cabeça, entre outros sintomas”, explica Chris Vitola, nutricionista funcional.

Para evitar o mal estar, além de tentar conter a compulsão em terminar com o ovo de Páscoa do filho, há alguns momentos ideais para comer chocolate. “Sempre comer logo depois das refeições, para diminuir o impacto da liberação de muita insulina. Além disso, as refeições vão ter as fibras, as proteínas, que ajudam a reduzir o pico do açúcar. E há uma quantidade ideal: 15 gramas (ou um pedaço pequeno). Priorize também o chocolate saudável, com uma quantidade maior de cacau, a partir de 70%, 80%, melhor”, reforça Melissa Santos, nutricionista da academia Cia Athletica.

O que não fazer? Jamais coma o chocolate como um lanche da tarde, sem nenhum outro alimento. “Isso vai fazer com que o corpo libere uma quantidade muito grande de insulina, porque é muito açúcar entrando de uma só vez. Sempre coma depois de uma outra refeição”, explica Melissa.

RECUPERE-SE

Confira os alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo depois do exagero de chocolate, de acordo com informações das nutricionistas Melissa Santos e Chris Vitola!

– Cuide do fígado. Depois de muita gordura, açúcar e leite, dê uma atenção especial ao fígado. Prefira alimentos mais leves, como frutas e verduras, e evite carnes vermelhas, que exigem esforço do órgão.

– Água. Assim como a ressaca, depois de uma overdose de chocolate é preciso tomar muitos líquidos. Prefira água e sucos.

– Segure o carboidrato. Dê um tempo nos pães, biscoitos, macarrão. Nas refeições, priorize as saladas e, se não puder reduzir muito o carboidrato, prefira batata doce, inhame e mandioca.

– Chás para digerir. Ajude seu corpo a digerir todo doce com alguns chás digestivos, como boldo, alcachofra, carqueja, espinheira santa, alecrim e hortelã;

DICAS

Não quer exagerar? Veja o que você pode fazer, conforme sugere Chris Vitola, nutricionista funcional:

Combine com os filhos e a família para não exagerarem na compra dos ovos. Assim, além de não gastar muito, você também evita ter muitas opções de chocolate em casa.

Não sabe o que fazer com tanto ovo de Páscoa? Leve os ovos e chocolates a uma instituição de caridade. Com isso você ensina a criança a compartilhar.

Congele o resto. Ainda sobrou muito ovo? Congele o chocolate e use, aos poucos, ao longo do ano. Ou, se preferir, congele e use em uma sobremesa.

Leia mais

>> Cuidado: não dê chocolate para seu pet. Pode ser fatal

>> Você conhece o chocolate que acaba com as cólicas menstruais?

>> Chocolate amargo previne cárie

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]