Saúde e Bem-Estar

amandaa

Qual chocolate tem flavonoides, a substância que previne cáries?

amandaa
30/03/2018 07:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Engana-se quem acha que chocolate prejudica a saúde bucal. Existe pelo menos um tipo de chocolate que previne cáries. Apesar da composição de açúcar, a versão com teor de 80% de cacau, ou também chamado de amargo, possui flavonoides que inibem o desenvolvimento da cárie – doença mais comum, causada pela bactéria Streptococcus mutans e pela falta de limpeza dos dentes.
As cáries ainda têm presença constante nos consultórios de dentistas, especialmente em Curitiba. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, de 2010, a média de dentes afetados pela cárie e´de 2,46. O número se refere a média das crianças de cinco anos.
Quando comparada a outras capitais, os dentes careados dos curitibanos estão longe do ideal. Em Florianópolis, por exemplo, a média é de 1,56 cáries e, em São Paulo, é de 1,99 dentes careados por criança.
A culpa para esses números é a associação de: consumo de doces, entre eles os chocolates, e a falta de escovação. Consumir sucos de limão e refrigerantes do tipo cola também são contra-indicados, pois aumentam o risco do surgimento de cáries.

Escove os dentes sempre

A mesma substância que gera o sabor amargo do chocolate, a teobromina, é também a responsável pela eliminação da bactéria causadora da cárie. Mas, para que haja esse efeito positivo e benéfico à saúde, não basta apenas consumir o chocolate amargo. A escovação diária, sempre depois das refeições, é essencial.

LEIA TAMBÉM