Saúde e Bem-Estar

Gazeta do Povo

Cientistas descobrem os genes que fazem as pessoas serem canhotas

Gazeta do Povo
12/09/2019 08:00
Thumbnail

Canhotos são melhores em habilidades verbais? Estudo sugere que sim Foto: Bigstock.

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, foram os primeiros a identificar os genes que estão ligados ao uso da mão esquerda, ou os chamados canhotos.
A característica está presente em cerca de 10% da população mundial, e está relacionada também a melhores habilidades verbais, conforme avaliaram os autores da pesquisa.

Publicado na revista científica Brain no início de setembro, o estudo analisou o DNA de 400 mil pessoas, que já haviam disponibilizado o material genético no UK Biobank, um banco de informações genéticas do Reino Unido. Destas, pouco mais de 38 mil eram canhotas. 

A partir desse material, a equipe identificou quatro regiões genéticas que supostamente estavam ligadas à habilidade de usar a mão esquerda como dominante.
Assim foi possível verificar que, nas pessoas canhotas, os hemisférios esquerdo e direito do cérebro estavam mais coordenados nas regiões que envolviam a linguagem.

Melhor linguagem entre canhotos?

O achado fez com que os pesquisadores concluíssem que, em relação aos destros, os canhotos teriam melhores habilidades relacionadas à linguagem. No entanto, de acordo com informações divulgadas no site da universidade, trata-se de um estudo com um número muito restrito de participantes, o que exige mais pesquisas na área para a confirmação.
O estudo também identificou, entre os canhotos, maior risco para algumas doenças mentais, como esquizofrenia, mas um risco reduzido para Parkinson. Essa associação, porém, é apenas de correlação e não indica uma causa e efeito.
LEIA TAMBÉM