Estrogonofe cria “competição” entre ferro e cálcio. Veja 7 más combinações

Abandone o leite do café ou do chá, evite colocar queijo na salada e confira quais outros pares deveriam ser deixados de lado por uma vida mais saudável

A combinação do estrogonofe, de leite com carne, não é nutritiva. Foto: Bigstock .A combinação do estrogonofe, de leite com carne, não é nutritiva. Foto: Bigstock .

Existem alimentos que ressaltam os aspectos positivos um do outro. Porém, há também aqueles casais que não combinam nutricionalmente, e prejudicam a absorção de vitaminas e proteínas.

Confira se você está juntando casais errados no prato, de acordo com as nutricionistas Telma Gebara, Cintya Bassi e Amanda de Sá Motta Regina.

Molho pronto na salada. Passe reto pelos molhos prontos feitos de iogurte. O cálcio do iogurte compete com o ferro da salada, atrapalhando a absorção dos dois nutrientes. Prefira azeite de oliva, óleo de semente de linhaça ou óleo de abacate, que ajudam a absorver os fitoquímicos dos legumes.

Café e chá com leite. Sim, eles estão juntos há muito tempo, mas não são tão bons assim. A cafeína do café e do chá inibe a absorção do cálcio do leite. Que tal experimentar o café/chá sozinhos na próxima vez? E sem açúcar!

Leite com chocolate. O cálcio também é menos absorvido pelo nosso organismo quando tomamos achocolatados, justamente pela presença do chocolate.

Queijo na salada. Pode deixar a salada mais atraente, mas o cálcio do queijo compete na absorção com o ferro das folhas na salada, prejudicando nutricionalmente a refeição.

Estrogonofe. Sim, é delicioso, mas é outro clássico caso de competição entre ferro e cálcio. O cálcio do creme de leite e o ferro da carne competem e um interfere na absorção do outro.

Carne vermelha, frango e peixe. Salada com atum e queijo, macarrão com carne moída e um peito de frango para fechar o prato não são boas opções. Muitas proteínas misturadas atrapalham a digestão e a absorção.

Frutas e iogurte. Não são todas, mas se algumas frutas forem misturadas ao iogurte com a casca podem prejudicar a absorção do cálcio do iogurte. É o caso da maçã e da pera, cujas fibras carregam o cálcio, que é menos absorvido pelo organismo.

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