Saúde e Bem-Estar

Redação

Pele queimada: evite o torrão e saiba como cuidar da pele pós-sol

Redação
07/09/2017 08:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

A semana da Pátria promete ser o primeiro feriado, desde o início do ano, a ter sol e calor para os paranaenses. Quem está planejando descer ao litoral, o cuidado com a pele deve ser redobrado para evitar o torrão, que prejudica mais do que você imagina.
Como proteção, a regra é clara: protetor solar. E não adianta passar uma vez e esquecer o produto na bolsa. A cada duas horas ou logo depois de sair do mar ou da piscina. Se mesmo assim a pele se queimar, os cuidados pós-sol são tão importantes quanto o pré.
Usar sabonete, por exemplo, só se servir como hidratante. Do contrário, deixará a pele irritada e mais ressacada. Produtos esfoliantes e água que não esteja na temperatura fria estão proibidos.
A queimadura do sol passa por vários estágios, que vão da vermelhidão para a formação de bolhas, escamação e descamação. É comum que a coceira e a sensibilidade no local persistam por algumas semanas. Tome o cuidado de não estourar as bolhas e usar compressas de água gelada, com toalhas macias ou gazes, que ajudam a baixar a temperatura corporal.
Veja outros cuidados:
Alimentação ajuda!
Tome bastante água gelada, sucos naturais e água de coco. As bebidas vão combater a desidratação causada pela exposição excessiva ao sol. Se sentir cansaço e dores, repouse e tente não se esforçar.
Cuidado com a febre
Se a dor persistir e entrar em estado febril, procure um médico, que indicará o uso de medicamentos que aliviam o problema.
Posso passar cremes hidratantes?
Uma alternativa para aliviar a dor é colocar o creme na geladeira por alguns minutos antes de fazer a aplicação. Passe o hidratante sempre após um banho frio, enquanto a pele estiver úmida. Assim, ela absorve melhor os princípios ativos dos cremes. Existem loções restauradoras que também ajudam, bem como água termal, que colabora na cicatrização e na dor da pele. Durante o banho, aplique óleo de banho para trazer a sensação de frescor, caso a pele não tenha bolhas.
Evite: Como a pele está quente e vermelha, é melhor evitar água quente, esponjas e qualquer tipo de esfoliante. Não passe produtos oleosos na pele, porque impedem que o calor e suor sejam liberados, e podem agravar a queimadura. Evite também sprays e produtos para queimaduras que contenham benzocaína, que podem causar irritação e reações alérgicas.
O que fazer com as bolhas?
Nunca as estoure e quando elas estourarem sozinhas, jamais puxe a pele, pois pode feri-la. As bolhas protegem a pele nova e sensível que ainda vai amadurecer.
Começou a descascar
Nesse estágio, passe hidratantes à base de água ou aloe vera e água termal para aliviar a coceira. Loções à base de calamina podem ser usadas também, porém muitas contêm cânfora. Essa substância só pode ser usada em crianças maiores de dois anos de idade e jamais por gestantes.
Crianças: cuidado especial
As crianças se queimam mais rápido e com mais facilidade que os adultos, pois tem a pele mais fina e delicada. A superfície exposta na criança também é maior, por isso a recomendação de que as crianças usem roupas com fator de proteção solar ao invés de apenas biquíni e calção de banho.
Se seu filho se queimar, leve ao médico nas seguintes situações:
– Crie bolhas nas primeiras 24 horas;
– Estiver com mãos e rosto inchados;
– Tiver sinais de infecção na pele, com pus ou linhas vermelhas;
– Tiver febre ou calafrios;
– Sentir mal-estar, com vômito ou desmaio.
Atenção: os efeitos da queimadura podem se agravar um ou mesmo dois dias depois da exposição ao sol.
Medicamentos podem manchar a pele
Existem medicamentos que em uso e associado com exposição solar a pele pode escurecer, como alguns quimioterápicos, e cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento de algumas doenças reumatológicas.
Outros medicamentos podem levar a uma fotosensbilidade, quando associados à exposição solar. Por exemplo, estão os anticoncepcionais, anti-histamínicos a base de benzofenona, e prometazina, antibióticos a base de eritromicina, antiarrítimicos cardíacos e antidiabéticos. Converse com seu médico!
LEIA TAMBÉM