Saúde e Bem-Estar

Redação

Nada de dietas loucas e restritivas; veja 7 passos para emagrecer com saúde

Redação
05/11/2017 18:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Perder os quilos extras adquiridos ao longo do outono/inverno/primavera é possível até o verão e, mais ainda, de forma saudável. O primeiro passo – que pode ser começado logo na segunda-feira – é mudar, mesmo que sutilmente, os hábitos alimentares. E, de forma mais rápida, incluir um exercício físico na rotina diária.
Embora a maioria das pessoas pense, primeiro, em começar uma dieta, a reeducação alimentar é sempre uma opção mais saudável e duradoura. É comum pensar que os resultados de uma alimentação saudável apenas aparecem se a dieta for radical, mas esse é um mito e a ansiedade pode, até mesmo, prejudicar a mudança que se deseja.
Uma recomendação é estimular o consumo de alimentos que deixam as pessoas mais calmas e tranquilas, como o alface que tem substâncias que, comprovadamente, acalmam. O espinafre é outro exemplo. Os nutrientes presentes no espinafre previnem a depressão, e os alimentos com vitaminas do complexo B atuam no sistema nervoso. Até mesmo o carboidrato é importante neste momento, fundamental para dar energia ao organismo.
Derivados do leite desnatados com geleia ou frutas picadas e chocolate meio amargo também são alimentos que equilibram a ansiedade no início da mudança de hábitos e podem ser consumidos sem problema. Lembre-se, também, de tomar bastante água – a hidratação é fundamental.
Quando verei resultados no corpo?
O resultado por meio da reeducação alimentar não segue um padrão e cada organismo reage de forma diferente. Ainda assim, é possível, em alguns casos, notar diferenças até o verão.
Ingerir dois litros de água diariamente e não pular as três principais refeições do dia são os primeiros passos. A ajuda de um nutricionista também é primordial.
Evite um inchaço causado pela retenção de líquido consumindo mais chás naturais, feitos com a própria erva, sem adição de açúcares ou adoçantes. Reduza o sal, alimentos fritos e bebidas industrializadas para também combater a retenção de líquidos.
Exercícios físicos iniciais
A primeira e principal recomendação dos professores de educação física e personal trainers é que, para que a pessoa consiga se manter em uma atividade física, ela deve achar o exercício mais adequado à sua personalidade. Só assim será possível fazer algo por prazer e não por obrigação.
Se não achou ainda o exercício que mais lhe interessa, comece devagar e com o básico: caminhe. Separe, pelo menos, 30 minutos por dia, durante uma semana, e faça uma caminhada rápida pelo bairro.
Os aplicativos móveis, como pulseiras inteligentes e smartwatches, lideram a lista de tendências fitness para 2017, promovida todos os anos pelo Colégio Norte-americano de Medicina Esportiva. Para que ajudem, de fato, na perda de peso é preciso a orientação de especialistas, pois sozinhos tendem a atrapalhar, conforme estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, divulgado em setembro no Journal of American Medical Association (Jama).
7 passos para perder peso até o verão
>> Mude, mesmo que sutilmente, os hábitos alimentares;
>> Inclua um exercício físico na rotina diária, mesmo que seja uma caminhada;
>> Inclua alimentos que reduzem a ansiedade, com alface e espinafre;
>> Tome bastante água;
>> Reduza o sal;
>> Evite refrigerantes;
>> Nunca pule nenhuma das 3 principais refeições do dia; mas faça escolhas mais saudáveis
LEIA TAMBÉM