Saúde e Bem-Estar

Da redação

Atenção mamães de Curitiba: banco de leite precisa de doações

Da redação
15/03/2017 14:00
Thumbnail

As fórmulas -p que contêm leite de vaca e açúcar - podem causar alergia e comprometer o paladar. Foto: Bigstock

O estoque do Banco de Leite Humano (BLH) está muito abaixo do normal, de acordo com informações do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciadas nesta terça-feira (14).
Dos 10 freezers disponíveis para o estoque do leite humano, apenas três estão ocupados e a quantidade necessária para suprir a demanda dos recém-nascidos internados é de 180 litros. No último mês, o banco coletou apenas 100 litros.
As mulheres interessadas na doação podem levar o leite direto ao prédio da Maternidade do HC, localizado na rua General Carneiro, 181, Alto da Glória, entre 8 horas e 18 horas.
Há ainda a possibilidade de o leite ser buscado na residência da doadora, desde que resida em Curitiba e arredores, como Pinhais e Colombo, regiões mais próximas à capital. Em São José dos Pinhais há o centro de lactação da APMIF, que recolhe leite em casa e atende pelos telefones: (41) 3058.1978 e 30581979.

Quer doar? Atenção às regras!

– Para ser uma doadora, a mulher precisa ter realizado o pré-natal;
– Não pode ser fumante;
– Todas as vacinas devem estar em dia;
– Ter leite suficiente para o seu próprio bebê e para o do próximo. Isso é avaliado pelo vazamento espontâneo de leite nos intervalos ou mesmo durante a mamada. Ou, também, pelas mamas sempre ‘pesadas’, doloridas ou quentes.

Tem frascos sobrando? Leve também!

O banco de leite também precisa de frascos de vidro com tampa de plástico de tamanho pequeno e médio, com capacidade de até 500 mL para o condicionamento do leite materno. Trata-se do mesmo modelo do frasco de café solúvel – aquele de 50 gramas, pequeno, e 100 gramas, médio.

Banco de Leite Humano do HC

Endereço: Rua General Carneiro, 181 – Curitiba/PR – prédio da Maternidade do HC.
Contato: (41)3360.1867
Horário de atendimento: 08 às 18 horas, de segunda à sexta-feira.
Saiba mais sobre a doação de leite materno aqui!
Leia mais