Saúde e Bem-Estar

Da redação

Como fazer passar o soluço?

Da redação
03/03/2017 20:00
Thumbnail

A água potável é um dos itens que mais contém micropartículas de plástico. Foto: Bigstock.

Soluçar uma, duas, até três vezes pode não ser tão simples para algumas pessoas que, quando engatam no soluço, parecem que não pararão tão cedo. Algumas soluções simples, porém, ajudam a reduzir o tempo do incômodo e nenhuma delas não envolve ficar de cabeça para baixo ou mastigar chicletes – que pode gerar mais soluço, inclusive.
Das manobras físicas que podem ser feitas, o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, indica as seguintes:
1) Prenda a respiração ou sobre contra um obstáculo, como o dorso da mão;
2) Estimule a garganta tomando água gelada, fazendo um gargarejo ou mesmo comendo açúcar puro;
3) Faça pressão sobre os olhos para estimular o nervo vago;
4) Manipule o seu diafragma, fazendo flexões com as coxas sobre o tórax ou apoiando o tórax contra uma superfície.

Por que surge o soluço?

O soluço é uma contração involuntária, intermitente e espasmódica do diafragma e dos músculos intercostais. O próprio diafragma é um músculo, responsável pela respiração. Separa a cavidade torácica da abdominal e a contração irregular dá origem a uma inspiração súbita, que termina com o fechamento abrupto da glote: gerando o som característico do soluço.
Ele pode aparecer por diferentes fatores, conforme informações da instituição médica, sendo as mais comuns a hiperdistensão gástrica – ou o famoso ‘comer demais’; pela ingestão exagerada de bebidas gasosas e até a aerofagia, mascar chicletes e tabagismo. Outra causa é a insuflação do estômago durante o procedimento de endoscopia.
Geralmente, o soluço desaparece espontaneamente em alguns minutos, sendo inofensivo. No entanto, se o incômodo for muito recorrente, é importante buscar a ajuda de um especialista.
Leia mais