• Carregando...
Só água corrente não adianta. Para matar os micro-organismos é preciso deixar os alimentos em uma bacia com água e um agente sanitizante, entre 10 e 15 minutos. Foto: Bigstock
Só água corrente não adianta. Para matar os micro-organismos é preciso deixar os alimentos em uma bacia com água e um agente sanitizante, entre 10 e 15 minutos. Foto: Bigstock| Foto:

Na hora de higienizar frutas, verduras, legumes e hortaliças para o consumo, cada um tem sua técnica.

Água corrente, limão, cloro, vinagre: não faltam soluções caseiras que prometem, em minutos, remover micro-organismos e até mesmo resíduos de agrotóxicos dos alimentos.

A única substância reconhecida pela Anvisa para a higienização, porém, é o hipoclorito de sódio em diferentes concentrações, como o cloro e a água sanitária.

Bastante eficaz para eliminar bactérias e germes, a recomendação é deixar os alimentos de molho durante 10 minutos em um recipiente com água, na concentração de uma colher de sopa da substância para cada litro de água.

No caso dos agrotóxicos, entretanto, não existe solução definitiva.

“Eles entram na seiva e se distribuem lá dentro. Em geral, a lavagem e a remoção de cascas podem ser eficientes para os agrotóxicos de contato, os que estão na superfície. Mas não são eficientes para os sistêmicos”, explica Renato Zanella, coordenador do Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Em uma grande revisão bibliográfica realizada em parceria com outros cinco pesquisadores e publicada na revista Visa em Debate, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), eles apontaram que os diversos processos que o alimento pode passar, como lavagem, cozimento e remoção da casca, realmente podem diminuir a presença de agrotóxicos.

Porém, como existem diferentes tipos de substâncias em um mesmo alimento, as técnicas para reduzir a concentração de cada uma delas é diferente. No final, torna-se praticamente impossível retirar todos os pesticidas.

Cloro é a melhor opção?

Mesmo os alimentos que vêm diretamente da horta precisam passar por processos de higienização para a retirada de bactérias e toxinas devido à possível contaminação microbiológica.

Neste caso, a indicação da Anvisa é lavá-los em água corrente e depois deixá-los de molho em água com cloro. A substância, porém, traz controvérsias na comunidade científica.

Pesquisadores alertam que os subprodutos do cloro podem produzir os chamados trihalometanos, que são substâncias químicas acumuladoras que podem estar associadas ao aumento no risco de câncer.

Os levantamentos ainda não são estatisticamente conclusivos, mas existe a sugestão de correlação.

Na dúvida, o melhor agente sanitizante seria o vinagre de álcool, de acordo com a especialista em microbiologia pela PUCPR, Tânia Regina de Oliveira Rosa.

“A capacidade do vinagre de eliminar os micro-organismos é igual a do hipoclorito de sódio”, explica. O ideal seriam 250 ml de vinagre de álcool para um litro de água durante 15 minutos para uma higienização satisfatória — mas quanto maior a concentração, mais eficaz é a higienização.

Confira a eficácia dos sanitizantes caseiros mais comuns:

Hipoclorito de sódio (200 ml/L) – 100%
Vinagre de álcool (250 ml/L) – 100%
Limão (500 ml/L) – 83,3%
Vinagre de maçã (250 ml/L) – 83,3%
Vinagre de vinho tinto (250 ml/L) 50%
Fonte: Ácidos orgânicos de cadeia curta: eficácia no controle higiênico sanitário usado como sanitizante de frutas e hortaliças, publicada na Revista Redes em 2018.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]