Saúde e Bem-Estar

Redação

Ferramenta online compara marcas de whey protein e ajuda a escolher o melhor produto

Redação
10/10/2018 10:47
Thumbnail

Proteste desenvolveu um comparador online que ajuda na escolha do whey protein com menor preço ou maior quantidade de proteína (Foto: Bigstock)

Quem faz uso de suplementos alimentares sabe que cada miligrama de proteína, como o whey protein, e carboidrato são essenciais para atingir os resultados esperados na academia.
Encontrar os produtos certos, porém, que ofereçam a quantidade necessária de suplementação, nem sempre é fácil. Mas, uma plataforma online criada recentemente quer ajudar quem procura a marca adequada.
Desenvolvida pela Proteste, entidade sem fins lucrativos de apoio ao consumidor, o comparador online de suplementos alimentares verifica a quantidade de proteína e de carboidrato entre os principais suplementos alimentares de whey protein disponíveis no Brasil.

Como comparar 

São 30 marcas de suplementos alimentares de whey protein cadastradas no comparador online, e o interessado pode buscá-las diretamente no site.
Na ferramenta, o usuário consegue comparar os produtos por peso, preço médio, tipo de proteína e a quantidade de doses ofertadas em cada embalagem, entre outros detalhes. Se preferir, a pessoa pode buscar todas as informações divididas por marcas ou pelo tipo de whey protein: concentrada, hidrolisada, isolada, entre outras.
O usuário consegue ainda verificar quais marcas são mais confiáveis, com base nos testes realizados pela entidade que confere a quantidade ofertada pelo produto versus a quantidade informada nos rótulos.

Whey protein serve para quem?

Os suplementos alimentares estão bastante associados aos frequentadores de academias, mas os benefícios desses produtos alcançam até mesmo quem não busca uma definição muscular.
Idosos, por exemplo, tendem a reduzir o consumo de carnes nas refeições com a idade, situação que impacta na absorção de proteínas e pode predispor à sarcopenia, ou a perda de massa magra. Esse grupo pode ser beneficiado com o uso de whey protein, ao lado de pessoas com deficiências nutricionais ou dificuldades para se alimentar também.
Na população em geral, quem faz exercícios físicos, especialmente os mais intensos, também pode receber a indicação de suplementar com os shakes — embora o momento certo para começar a tomar o whey protein varie de pessoa a pessoa.

Caso a pessoa tome o suplemento proteico e não faça qualquer tipo de atividade, cuidado. A suplementação pode favorecer o ganho de peso e formação de gordura corporal.

No Brasil, os suplementos mais conhecidos são os whey protein — filtrado a partir da proteína do soro do leite, que auxilia na formação dos músculos.
Há também a glutamina, creatina, aminoácidos BCA, suplementos que favorecem o desenvolvimento da massa muscular, perda de gordura e melhora na resistência física.

Contraindicação

Suplementos não são livres de riscos, e nem sempre os consumidores se dão conta disso. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou esses itens, que vão de produtos para atletas a complementos alimentares para gestantes. Todos estão, agora, sob a categoria única de suplementos alimentares.
Das contraindicações mais comuns, pessoas que tenham o funcionamento dos rins prejudicado de alguma forma, sendo a mais grave a insuficiência renal, não podem fazer uso desse tipo de produto. Suplementos podem gerar uma sobrecarga de proteína no organismo, afetando além dos rins o fígado do paciente, gerando alterações importantes à saúde.
Produtos que prometem a aceleração do metabolismo, quem tiver problemas cardíacos latentes também podem ser prejudicados. Caso haja uma predisposição, o produto pode levar a uma arritmia cardíaca, ou deixar o consumidor mais ansioso, irritado, insone, entre outros riscos.
Antes de fazer uso de qualquer suplemento, portanto, busque por um médico nutrólogo, endocrinologista e nutricionista.
LEIA TAMBÉM