• Carregando...
Quem deseja começar no esporte precisa de muita disciplina para treinar. Foto: Martins Zemlickis/Unsplash.
Quem deseja começar no esporte precisa de muita disciplina para treinar. Foto: Martins Zemlickis/Unsplash. | Foto:

O último dia do ano é uma tradição para corredores de todo o mundo que se reúnem em São Paulo para a Corrida Internacional de São Silvestre — a 94ª edição vai reunir cerca de 30 mil corredores com largada às 8h20, na Avenida Paulista próximo ao número 2.000, e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero.

Se assistir a corrida na televisão te empolgar: reunimos dicas para quem quer começar a dar os primeiros passos no esporte em 2019. As orientações são do livro “Correr — O exercício, a cidade e os desafios da maratona”, do médico Drauzio Varella, que, além de oncologista, voluntário em prisões e pesquisador do uso medicinal de espécies da amazônia, ainda é um maratonista experiente.

>> Desejo de ano novo: o que as pessoas estão pedindo para 2019? 

A própria história de Drauzio na corrida é uma inspiração para quem ler esse texto e pensar que pode ser “tarde demais”: ele começou a correr aos 50 anos. Pouco mais de 10 anos antes havia abandonado o cigarro e queria aproveitar o fôlego reconquistado, após ouvir o conselho de um amigo que lhe disse que a “decadência do homem” começava na quinta década. Não aceitou o prazo etário e correu a sua primeira maratona em 1993. Nunca mais parou.

Como inciar?

Pode não ser animador mas o alerta é válido: você nunca irá acordar com vontade de correr (sim, as fotos motivacionais de Instagram não estão falando a verdade). “Você já viu uma girafa correr para perder barriga?”, questiona o médico no livro. E ele explica: a espécie humana não foi programada para se livrar da gordura ou fazer exercícios sem necessidade, mas para acumular reserva e energia em momentos de necessidade de fuga do predador.

Por isso, não tem jeito: segundo o médico é necessária disciplina militar e encarar o exercício como um compromisso diário. 

Frequência

Drauzio treina quatro vezes por semana — e mesmo com todos esses anos correndo ainda questiona o porquê faz isso com ele mesmo no primeiro quilômetro. Mas, no final, chega a recompensa da endorfina gerada pelo exercício. Fora todos os benefícios para a saúde, principalmente para o coração. E não desanime se seu ritmo é lento: mesmo quem corre devagar também colhe as benesses. Antes das maratonas, os treinos são específicos. Para quem tem essa pretensão, o melhor mesmo é correr na rua para sentir todos os declives e outros obstáculos que estarão nas corridas e maratonas.

Cuide dos músculos

A síndrome do piriforme pode surgir com a atividade aeróbica intensa (Foto: Bigstock)
A síndrome do piriforme pode surgir com a atividade aeróbica intensa (Foto: Bigstock)

Para preservar as articulações, é salutar que se realize, associado aos treinos de corrida, que são intensos e geram impacto no corpo, um reforço muscular por meio de treinamentos de força, já que, na musculação, o fortalecimento dos músculos dão suporte para tendões e articulações, previnem lesões e ainda auxiliam no desempenho da corrida.

Separe tudo na véspera

Antes de  uma corrida ou maratona, o ideal é deixar todos os itens necessários separados na noite anterior. Jamais esqueça boné e óculos escuros — Drauzio conta no livro que esqueceu os acessórios em uma maratona no Rio de Janeiro e sofreu muito com o sol e a luz.

Aparar as unhas e outros truques

Outra dica do médico é deixar as unhas dos pés aparadas. Ele diz que esse é um erro comum entre os corredores (esquecer de cortar), o que já fez muita gente chegar com os dedos sangrando no fim da corrida, e até mesmo perder as unhas. Mais um cuidado essencial é colocar um esparadrapo nos mamilos, o que evita o atrito com a camiseta.

Curta a paisagem

Segundo Drauzio Varella um dos pontos mais empolgantes de fazer uma maratona é apreciar a paisagem da cidade — ele é o tipo de corredor que viaja o mundo para participar de maratonas. Correr, diz ele, ajuda a nos conectarmos e aproveitar a cidade.

LEIA TAMBÉM 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]