Saúde e Bem-Estar

Da redação

Crianças precisam tomar café da manhã, mesmo muito cedo

Da redação
01/02/2017 09:00
Thumbnail

Até uma hora depois de acordarem, crianças precisam tomar café da manhã (Foto: Bigstock)

Acordar às seis horas da manhã para ir à escola não é o horário do dia em que as crianças mais sentem fome. Porém, especialistas reforçam que pais devem ser firmes e incluir, pelo menos, um iogurte, suco natural ou vitamina no café da manhã dos filhos – mesmo se for muito cedo. Tomar o café, mesmo incompleto, deve ser pensado como um hábito novo para todos na família, pois o exemplo vai ajudar as crianças a darem importância ao momento.
Leia mais
Até uma hora depois de acordar é o momento certo para fazer a primeira refeição do dia e isso independe do horário, visto que a criança passou pelo menos oito horas em jejum.
“O corpo não tem ideia se são 7 ou 11 horas da manhã. Mesmo que ela acorde tarde, é importante que tome o café da manhã para dar energia para as aulas e diminuir a fome até o lanche e o almoço”, afirma Iris Cristina Cruz Nunes, nutricionista, especialista em nutrição clínica.
Lembre-se de que a saciedade das crianças pode vir muito antes que a dos pais. Dar um copo cheio de iogurte e esperar que o filho pequeno tome-o sem deixar uma gota pode ser exagero. Da mesma forma, se a criança tiver até 10 anos de idade, um pacote com cinco bolachas pode ser demais para ela.

Calcule sempre metade da porção de um adulto para essa faixa etária. Acima dos 10 anos, as porções vão crescendo gradualmente.

Não adianta, também, forçar a criança a tomar ou comer algo logo cedo se os pais não têm esse hábito. “O hábito do café da manhã vem dos pais. Se o adulto não tem a vontade do café da manhã muito cedo, o adolescente ou a criança também não vão ter”, afirma Ana Paula Fanhani, coordenadora do curso de nutrição da Unicesumar.
Meu filho não come, só bebe
Uma das principais reclamações dos pais é que a criança não aceita nada sólido pela manhã – especialmente quando é um horário muito cedo – apenas líquidos. Embora o ideal seja uma refeição completa, e isso inclui o carboidrato do pão, as frutas e as proteínas nos derivados de leite, os pais podem montar um café rápido e prático com aquilo que os filhos gostam.
Deixe de lado o achocolatado, e tente fazer uma vitamina com as frutas preferidas da criança. Outra sugestão é que a criança tome um suco natural, embora não dê tanta sustância quanto uma vitamina ou um iogurte. Prefira o iogurte natural, feito em casa mesmo, com frutas orgânicas e sem adição de açúcar.
“É fácil de fazer o iogurte em casa, basta comprar iogurte natural, misturar ao leite e bater com uma fruta que a criança goste. Todas as frutas são recomendadas e dependendo da aceitação da criança dá para incrementar com um pouco de farelo de aveia também”, explica Simone Biesek, coordenadora do curso de nutrição da Unibrasil.

Se o café da manhã for leve, o lanche na escola deve ser reforçado

Você tentou, mas a criança ainda assim não quis comer nada e foi para a escola com um café da manhã bem leve. Foque na lancheira. Sempre dê mais de uma opção, para que a criança não recorra ao lanche do colega se tiver fome, ou acabe comendo algum alimento não recomendado da cantina.
É importante pesar a quantidade de itens da lancheira, visto que dali algumas horas a criança deve ter fome para o almoço.
“Se ela não comer nada na hora do lanche, chega no almoço morrendo de fome e come o dobro daquilo que realmente precisava, além de não ter um bom desempenho nas aulas, porque a fomesono, preguiça, irritabilidade e prejudica a concentração”, explica a nutricionista Iris.
Última chance
Um último recurso aos pais, antes de saírem de casa, é que tentem fazer com que a criança coma, mesmo no carro, uma fruta rápida, como banana ou maçã. Vale também um iogurte de copo ou um pacote pequeno de bolacha integral.
6 dicas para uma lancheira saudável
Confira as sugestões da nutricionista Patrícia Ruffo, gerente científico da divisão nutricional da Abbott, para uma lancheira bem equilibrada:
  • Itens indispensáveis na lancheira: um líquido (suco, iogurte natural, vitamina), fruta, um tipo de carboidrato (pães, bolachas) e um tipo de proteína (leite, iogurte).
  • Para beber, opte por chás, água de coco ou sucos naturais, colocados em recipientes térmicos para não perder os nutrientes.
  • Prefira os alimentos que a criança conheça e que goste. Não adianta colocar uma fruta que ela não costuma comer em casa, porque as chances de voltar na lancheira são grandes.
  • Bolos são boas sugestões, desde que sejam caseiros, como de laranja, limão, cenoura ou fubá. Evite os industrializados, que são ricos em açúcares e gorduras.
  • Mande as frutas descascadas e cortadas. A aparência é um fator determinante para a criança escolher aquele alimento.
  • Varie os tipos de pães para a criança não enjoar. Um dia pão francês, no outro de forma ou de milho são algumas opções. Para o recheio, patês caseiros são saudáveis e nutritivos.