Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Crianças só de biquíni e sunga? Não! Tem que ter camiseta e boné

Amanda Milléo
16/01/2017 09:00
Thumbnail
As crianças se queimam com o sol mais rapidamente e com mais facilidade que os adultos porque têm a pele fina e delicada, o que exige uma proteção constante. Nem sempre o uso isolado do protetor solar dá conta desse cuidado e expor os pequenos ao sol somente com biquíni e calção de banho ou sunga podem não ser suficientes.
Leia mais
Existe um movimento dos médicos dermatologistas que recomenda o uso de roupas mais fechadas e com proteção solar para as crianças, além do protetores tradicionais, quando forem à praia e piscina. “Quanto mais cedo você se expõe ao sol e se queima, maior é o risco de problemas futuros, como o próprio câncer de pele. Uma camiseta branca molhada na beira da praia não serve para muita coisa, não dá a proteção que se imagina, mas com fotoproteção, sim”, explica a médica dermatologista Lígia Martin, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – regional Paraná, e professora da Universidade Estadual de Londrina.
Além do biquíni ou da sunga e do protetor solar aplicado normalmente, recomenda-se o uso de roupas com a trama mais fechada, como camisetas (seja de manga longa ou curta) e bonés, com fotoproteção. Procure pelo certificado de garantia, pois esses modelos têm a certificação liberada pelo Inmetro. “Criança detesta passar filtro solar. Se usar a camiseta e o boné, os pais podem ficar mais tranquilos. Lembrando que o sol é até às 10 horas da manhã ou depois das 15 horas”, diz a médica.
Os modelos com fotoproteção não causam desidratação pelo calor, mas também não são um passaporte para o sol. “Para falar em desidratação, a criança precisa ficar o dia todo na beira da praia. A roupa não substitui a hidratação normal, e nem que a criança brinque embaixo do guarda sol de lona, fechada, com fotoproteção também”, afirma Lígia.

“Crianças menores de seis meses não usam protetor solar, mas também não vão à praia, pois a pele é muito imatura” – Lígia Martin, dermatologista. 

Queimou, e agora?
Se mesmo com todo cuidado, a pele da criança acabar queimada, fique atento aos seguintes sinais, de acordo com a médica dermatologista Ligia Colucci, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia norte-americana de Dermatologia.
Leve a criança ao médico se:
– a pele criar bolha nas primeiras 24 horas;
– as mãos ou rosto estiver inchado;
– tiver sinais de infecção na pele, como pus ou linhas vermelhas;
– febre ou calafrios;
– dor de cabeça;
– mal-estar muito grande, com vômito ou desmaio.

“Os efeitos da queimadura do sol podem se agravar até dois dias depois, por isso fiquem atentos aos sintomas do seu filho durante esse período” – Ligia Colucci, dermatologista.

Onde eu encontro?

Veja algumas marcas de roupas com fotoproteção para crianças!
Uv.Line: marca oferece peças para adultos e crianças com fotoproteção.
(Foto: reprodução site Uv.Line)
(Foto: reprodução site Uv.Line)
Tribord: marca oferece algumas peças, como bonés e camisetas, com fotoproteção
SunCover UV: marca oferece peças para homens, mulheres e crianças, com fotoproteção