Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Crossfit, Hiit e Spinning: só para quem está totalmente saudável e com liberação médica

Amanda Milléo
28/08/2017 07:30
Thumbnail

Crossfit é uma das modalidades de alta intensidade que, antes de começar, precisam de liberação médica (Foto: Bigstock)

Modalidades esportivas como Crossfit, Hiit (High Intensity Interval Training) e até mesmo o spinning – velho conhecido das academias de ginástica – não podem ser feitos por qualquer pessoa. Ao menos é o que alerta Nabil Ghorayeb, médico cardiologista e uma das referências na Medicina do Esporte no Brasil. Em entrevista ao Viver Bem, o especialista ressaltou alguns cuidados fundamentais antes de buscar essas práticas – a começar por conhecer a própria saúde.
“O grande problema dessas modalidades é que elas não são para qualquer um. Apesar de, contrariamente, muitos pregarem que elas podem ser feitas por todos, quem fala isso não conhece nada de medicina. Quem faz Crossfit, Hiit e spinning tem que ter uma condição de saúde totalmente normal. Não pode estar meio bom”, reforça o especialista, que esteve em Curitiba no começo de agosto para o VI Simpósio de Cardiologia, promovido pelo hospital Marcelino Champagnat e a Escola de Medicina da PUCPR.
Como exemplo, se o praticante tiver uma pequena lesão no joelho que desconhece, uma hérnia de disco ou mesmo uma arritmia cardíaca que ainda não tinha se manifestado, essas modalidades de alta intensidade podem exacerbar as lesões e desenvolver doenças que, com exercícios leves a moderados, poderiam não aparecer.
“As vantagens desses exercícios são apenas de satisfação pessoal, de conseguir dar o melhor. Isso porque, se formos pensar em prevenção cardiovascular, os benefícios são os mesmos de um exercício moderado”, explica Ghorayeb.
Para saber se está em condições adequadas – ou saúde perfeita – para essas modalidades, apenas o médico poderá indicar, depois de uma consulta com anamnese e exames clínicos. “Não somos contra por ser contra. O Hiit, que mescla exercícios moderados com picos de intensidade elevada, tem sido indicado por alguns médicos pelos benefícios para pessoas com doenças cardíacas. Mas, claro, com o acompanhamento”, reforça.
A orientação, portanto, dos especialistas é para buscar exercícios intensos apenas quem estiver totalmente saudável – e com a liberação médica. “Separa 150 minutos na semana e, toda vez que for caminhar ou fazer qualquer exercício, tenha certeza de que está preparado para isso. Não pode ser em jejum, o corpo deve estar aquecido por meio de exercícios mais leves, como uma esteira, sem falar no alongamento”, lista o especialista. Caso sinta alguma dor ou mal estar, pare o exercício e busque ajuda médica.
LEIA TAMBÉM