Saúde e Bem-Estar

Redação, colaborou Natalia Basso

Tratamento alternativo usa piercing em ponto de acupuntura para tratar enxaqueca

Redação, colaborou Natalia Basso
27/10/2017 08:00
Thumbnail

Para acabar com a dor de cabeça, o primeiro passo é fazer um diário dela. Foto: Bigstock.

Um tratamento alternativo para a enxaqueca, com um único furo na orelha, tem chamado a atenção e dividido opiniões. O Daith Piercing promete funcionar como a acupuntura quando, ao pressionar o ponto localizado na dobra interna da orelha, sugere que o corpo libere analgésicos naturais, proporcionando alívio da dor. Para quem sofre com crises fortes, remédios contra a dor nem sempre são suficientes para combater a enxaqueca, especialmente se a condição se instala rapidamente.
A manicure Caroline Kramer, de 26 anos, resolveu tentar. Com crises praticamente toda semana e algumas com duração de até 72 horas, Caroline fez tratamentos medicamentosos e chegava a tomar remédios até três vezes por dia.
“Descobri o Daith Piercing em um post no Facebook em uma quinta e no sábado já fui fazer”, explica. Após a tentativa, em março desse ano, Caroline conta que teve um média de quatro crises com duração de menos de 24 horas.
“Cheguei ao ponto de contar os dias sem analgésico. Quando cheguei ao décimo, chorei de alegria.”, comemora. Apesar da melhora, ela ainda toma analgésicos para dores leves.
Entretanto, o alívio relatado por Caroline ainda não possui uma explicação concreta ou comprovada pela literatura médica. Para Marco Utiumi, médico neurologista do hospital Marcelino Champagnat, o que a Caroline sentiu pode ter sido reflexo do efeito placebo, que não deve ser excluído.
“Ele [o efeito placebo] existe. Muitos pacientes melhoram por acharem que estão sendo medicados”, explica. A enxaqueca comum, que atinge mais pessoas, é multifatorial e pode ser desencadeada por fatores genéticos e também ambientais. Por isso, o indicado é sempre procurar um médico para diagnosticar as causas reais das crises. “Os tratamentos que mais funcionam pra enxaqueca crônica são medicamentoso e a aplicação do botox”, explica.
Outra influência positiva no alívio das dores pode estar relacionado ao metal usado no piercing. De acordo com Pedro Marques, fisioterapeuta especialista em acupuntura, na medicina chinesa cada tipo de metal que você coloca em contato com a pele terá um estímulo diferente, que fortalece ou diminui a resposta do corpo. Da mesma forma, cada ponto do corpo traz um estímulo diferente.
Existe uma região mais interna da orelha que está relacionada a pontos na cabeça, segundo Marques, o que indicaria um benefício às enxaquecas. Um ponto logo atrás, no entanto, estimularia o nervo vago, relacionado ao sistema digestório. “Por isso é importante que a pessoa que faça o piercing conheça os pontos do corpo”, reforça o acupunturista.
LEIA TAMBÉM