Saúde e Bem-Estar

Da redação

Depois dos 40 anos, trabalhe só 3 dias na semana para render mais

Da redação
11/08/2016 16:00
Thumbnail

Quantas horas por semana são suficientes para um trabalho com rendimento? Pesquisa australiana responde (Foto: VisualHunt)

Três dias de trabalho, ou 25 horas semanais, e quatro dias de descanso. Essa é a fórmula encontrada por pesquisadores da Universidade de Melbourn, na Austrália, para garantir o melhor rendimento e menor estresse entre os trabalhadores, depois dos 40 anos de idade. O estudo analisou o impacto das horas trabalhadas na capacidade cognitiva de 3,5 mil mulheres e 3 mil homens, com diferentes níveis de escolaridade, entre 40 e 69 anos de idade.
Leia mais
Para testar essa capacidade cognitiva, os pesquisadores pediram para que cada participante fizesse alguns exercícios, como ler em voz alta, associar letras e números em um limite de tempo e recitar os números em ordem decrescente. Como resultado, descobriram o número mágico de 25 horas de trabalho por semana.
A pesquisa não avaliou o tipo de trabalho praticado por cada participante, apenas as horas destinadas a essa atividade.
“Se as horas trabalhadas excediam 25 horas por semana, o aumento nas horas trabalhadas tinham um impacto negativo na cognição. A pesquisa não percebeu diferença significativa nos efeitos das horas trabalhadas na função cognitiva entre homens e mulheres”, de acordo com o estudo.